8 C
São Paulo
quinta-feira, julho 29, 2021

Papa devolve a Qaraqosh livro litúrgico salvo do Estado Islâmico

Papa Francisco devolveu a Qaraqosh um Livro Litúrgico histórico que foi salvo da fúria do Estado Islâmico e que foi restaurado em Roma.

 Papa Francisco devolveu a Qaraqosh um Livro Litúrgico histórico que foi salvo da fúria do Estado Islâmico e que foi restaurado em Roma.

Redação (08/03/2021, 14:25, Gaudium Press) Durante o encontro de oração presidido pelo Pontífice na Catedral da Imaculada Conceição, da comunidade siro-católica de Qaraqosh, no Iraque, o Papa Francisco teve oportunidade de devolver aos católicos o livro histórico da comunidade cristã local, o Sidra, que escapou da destruição sistemática promovida pelo Estado Islâmico e que foi restaurado em Roma.

A entrega do livro Sidra foi feita por Francisco ao bispo Dom Yohanna Butros Mouché.

Sidra é o livro sagrado da liturgia do século XIV-XV, usado pelos cristãos iraquianos da Planície de Nínive.

O restauro esteve a cargo da Federação de Organizações Cristãs do Serviço de Voluntariado Internacional – FOCSIV – e do Instituto Central de Arquivo e Patologia do Livro (ICPAL).

Sidra: obra religiosa histórica que foi salva da destruição pelo Estado Islâmico

A obra está escrita em aramaico. Ela contém orações litúrgicas recitadas entre a Festa da Páscoa e a Festa da Santa Cruz, na comunidade siro-cristã de Qaraqosh.

Numa nota distribuída pela Sala Stampa, o Vaticano informa que o manuscrito havia sido escondido por fiéis para evitar que caísse nas mãos da “fúria iconoclasta e anticristã” do autoproclamado Estado Islâmico e assim pudesse ser preservado.

A Santa Sé fala no livro como se fosse um “refugiado”, como as milhares de pessoas que escaparam da guerra e das milícias jihadistas, entre 2014 e 2017, denunciando assim um verdadeiro “genocídio cultural” durante a ocupação do Daesh, Estado Islâmico. (JSG)

(Fotos Vatican Media)

The post Papa devolve a Qaraqosh livro litúrgico salvo do Estado Islâmico appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias