InícioNotícias da IgrejaPapa explica renúncia do Arcebispo de Paris

Papa explica renúncia do Arcebispo de Paris

Published on

Durante a roda de imprensa no voo de retorno a Roma, o Papa Francisco explicou porque a demissão de Mon. Aupetit da arquidiocese de Paris foi aceita de maneira tão rápida

Redação (06/12/2021 13:00, Gaudium Press) Durante o voo da Grécia para Roma, o Papa Francisco respondeu às perguntas dos jornalistas presentes.

Um dos jornalistas perguntou ao Papa o porquê de ter aceitado a demissão do Arcebispo de Paris de maneira tão rápida. O aceite da renúncia foi feito apenas uma semana após o pedido.

Francisco explicou que não se deve condenar antes de conhecer a acusação. E convidou os jornalistas a investigarem antes, sob o risco de condenar sem saber a razão. O Papa disse que a opinião pública, os boatos condenaram Mons. Aupetit . Em seguida, Francisco disse que Mons. Aupetit teve uma falta contra o sexto mandamento:

“(Uma falta contra o sexto mandamento) mas não total, de pequenos carinhos e massagens que fazia na secretária, essa é a acusação. Isso é um pecado, mas não é dos pecados mais graves, porque os pecados da carne não são os mais graves. Os mais graves são aqueles que têm mais angelicalidade: a soberba, o ódio.”

Francisco disse que Mons. Aupetit é pecador assim como São Pedro, bispo sobre o qual foi fundada a Igreja, também o era. Em seguida disse que na época de São Pedro: “a Igreja era acostumada a se sentir pecadora, todos, era uma igreja humilde”.

Mas hoje em dia, a igreja não está acostumada a ter um bispo pecador, disse Francisco. Quando os boatos e os mexericos crescem muito e destroem a fama da pessoa, esta não pode governar porque perdeu a fama, continuou ele.

Assim, concluiu Francisco que aceitou a renúncia por causa dos mexericos: “Por isso aceitei a renúncia, não sobre o altar da verdade, mas sobre o altar da hipocrisia”. (FM)

Com informações VaticanNews

The post Papa explica renúncia do Arcebispo de Paris appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santo Ildefonso – arcebispo

Ildefonso é a forma original de Afonso, em espanhol, palavra de origem visigótica parecendo...

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...