21.9 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Papa expressa proximidade com os brasileiros neste tempo de pandemia

Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

 Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

Redação (21-12-2020, 16:47, Gaudium Press) Em carta assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco expressou sua “proximidade orante” para com os brasileiros neste tempo de pandemia. A carta enviada ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma resposta do Papa a uma carta enviada pelos bispos brasileiros que agradeciam os serviços prestados pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello.

Em 1° de junho, o Papa Francisco nomeou Dom Giovanni d’Aniello como Núncio Apostólico na Federação Russa, depois de ele ter exercido as mesmas funções no Brasil por alguns anos. Na despedida a Dom D’Aniello, a presidência da CNBB escreveu à Secretaria de Estado do Vaticano a fim de “manifestar incondicional apreço e gratidão ao serviço eclesial qualificado prestado à Igreja no Brasil” do até então, Núncio Apostólico, de 2012 a 2020.

Comprazimento do Papa e proximidade com brasileiros na pandemia que assola o Brasil

Respondendo a carta dos Bispos do Brasil, o Cardeal Parolin declarou que, o Papa, sabendo do conteúdo da carta, “expressou seu comprazimento” e pediu que fizesse “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a sua Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade orante neste tempo difícil de pandemia, que infelizmente tem flagelado tão fortemente também esse país”.

O Cardeal, dirigindo-se ao presidente da CNBB acrescentou: “Estou certo de que a Igreja Católica no Brasil saberá, sob a guia prudente dos seus Bispos, responder pronta e eficazmente aos grandes desafios pastorais do momento presente”.

 Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

Papa nomeia outro núncio para estar mais próximo dos fiéis brasileiros

O Secretário de Estado do Vaticano afirmou aos Bispos que “a fim de estar cada vez mais próximo” dos bispos e fiéis brasileiros, “o Papa Francisco já nomeou um novo Núncio Apostólico na pessoa do Excelentíssimo Mons. Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, que em breve vai chegar a Brasília”.

“Lançar as redes da Igreja nas profundas águas de Deus neste período de particulares desafios” 

O Cardeal Parolin recordou em sua carta as palavras do Papa ditas aos prelados brasileiros em 2013, quando esteve no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude:

“O resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Foi acompanhando o sentido das palavras de Francisco que o Secretário de Estado Vaticano desejou aos Bispos brasileiros “a força e a coragem apostólica para lançarem as redes da Igreja nas profundas águas de Deus, mesmo neste período de particulares desafios”.  (JSG)

The post Papa expressa proximidade com os brasileiros neste tempo de pandemia appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias