InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco conversa por telefone com Volodymyr Zelensky

Papa Francisco conversa por telefone com Volodymyr Zelensky

Published on

O Papa Francisco e Volodymyr Zelensky tiveram uma nova conversa telefônica em 28 de dezembro, conforme anunciado pela presidência ucraniana através da rede social X

Presidente da Ucrania e recebido pelo Papa Francisco no Vaticano 1

Redação (29/12/2023 12:20, Gaudium Press) O Papa Francisco e Volodymyr Zelensky tiveram uma nova conversa telefônica em 28 de dezembro, conforme anunciado pela presidência ucraniana através da rede social X.

Durante a ligação, o presidente ucraniano expressou sua gratidão ao líder da Igreja Católica pelos esforços da Santa Sé na busca pela resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia. Em um vídeo divulgado, Zelensky agradeceu ao Papa pelos votos de Natal destinados à Ucrânia e aos ucranianos, bem como pelos votos de paz para todos.

Zelensky informou que a conversa telefônica abordou a cooperação entre os dois estados para implementar a fórmula de paz da Ucrânia. Proposta pela Ucrânia em novembro de 2022, essa fórmula contempla dez pontos principais para encerrar o conflito russo-ucraniano, incluindo a retirada das tropas russas do território ucraniano, reparação e processos criminais contra as autoridades russas, entre outras demandas.

Esta não foi a primeira ligação telefônica entre os chefes de Estado. Em fevereiro de 2022, dois dias após a invasão russa, o Papa teve uma conversa telefônica com Zelensky, repetindo-se em março e agosto do mesmo ano. Em 13 de maio de 2023, o presidente ucraniano foi recebido no Vaticano em audiência privada com o Papa Francisco, cujo encontro durou cerca de 40 minutos.

Desde o início do conflito, a Santa Sé tomou diversas medidas para buscar a paz, incluindo o envio do Cardeal Matteo Zuppi em uma missão de paz. O Cardeal visitou Kiev, Moscou, Washington e Pequim, mas os resultados parecem ter sido insuficientes.

Com efeito, quase dois anos após a invasão russa em 22 de fevereiro de 2022, o conflito parece longe de um desfecho. Nesta sexta-feira, 29 de dezembro, as autoridades ucranianas afirmam terem sofrido um dos maiores bombardeios por parte da Rússia desde o início da guerra. (FM)

The post Papa Francisco conversa por telefone com Volodymyr Zelensky appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...