InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco irá à Mongólia

Papa Francisco irá à Mongólia

Published on

Francisco será o primeiro pontífice a viajar a este país asiático, que faz fronteira com a Rússia e a China.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (04/06/2023 12:18, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano informou ontem, dia 3 de junho, que Francisco, em sua 43ª viagem apostólica internacional, irá à Mongólia a convite do seu presidente e das autoridades eclesiásticas locais. Situada entre a Rússia e a China, com uma população de 3 milhões, a Mongólia possui apenas cerca de mil católicos – equivalente a 0,02% da população ­–,  mas é uma comunidade viva que só pôde professar oficialmente a sua fé e realizar as suas atividades religiosas em 1990, após setenta anos de regime comunista, e estabelecer relações com a Santa Sé dois anos depois.

A viagem apostólica do papa terá início no final de agosto, três semanas após sua ida à Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude.

Na terra de Gengis Khan

A hipótese de uma viagem a este país – antigo império de Gengis Khan, que ocupa o segundo lugar no ranking dos países menos populosos do mundo devido aos grandes contrastes climáticos (+40° no verão, -40° no inverno) – já vinha sendo estudada há algum tempo. A Mongólia é uma terra de nômades e pastores, onde um terço do total vive abaixo da linha da pobreza. A intenção de visitar este país foi manifestada pelo próprio Francisco em algumas entrevistas no avião ou em audiências públicas.

O Prefeito Apostólico de Ulan Bator (Ulaanbaatar), capital da Mongólia, Cardeal Giorgio Marengo – missionário da Consolata, que se tornou após o Consistório de agosto de 2022 com seus 48 anos o mais jovem do Colégio Cardinalício –  ressaltou que esta viagem é um sinal muito importante para a Igreja na Mongólia, um sinal da atenção e da proximidade do Santo Padre à pequena e jovem comunidade.

Hoje, vinte e quatro horas após o anúncio da viagem apostólica que levará o papa Francisco à Mongólia de 31 de agosto a 4 de setembro, o Arcebispo Paul Richard Gallagher viajou ao país asiático. A visita faz parte das relações bilaterais com a Santa Sé. O Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais estará na Mongólia até 6 de junho. Além de uma celebração na capital, vários encontros com os principais representantes das autoridades do país estão agendados.

The post Papa Francisco irá à Mongólia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...