Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu renúncia por ter completado 75 anos, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico.
Lisboa – Portugal (10/12/2024 12:23, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, até então Bispo Auxiliar de Lisboa. Em seu lugar, o Pontífice nomeou o Padre Rui Augusto Jardim Gouveia. A ordenação episcopal do novo Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa ocorrerá no dia 16 de fevereiro, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Saudação do Patriarca de Lisboa
Através de uma mensagem em vídeo, o Patriarca de Lisboa, Dom Rui Manuel Sousa Valério, manifestou sua alegria pela nomeação de seu auxiliar, ressaltando que “Dom Rui Gouveia vem para estar conosco, a trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos”. O prelado destaca ainda que o novo Pastor vem para servir e conduzir o povo de Deus “a Igreja de Lisboa a patamares e a horizontes de vida, de santidade, de esperança e de amor”.
Vídeo-mensagem do Padre Rui Augusto Jardim Gouveia
O Padre Rui Augusto Jardim Gouveia também divulgou uma vídeo-mensagem agradecendo ao Papa Francisco pela nomeação e se apresentando como discípulo e servo de Jesus. “Discípulo porque creio que Jesus leva-me até Lisboa para reconhecer e conhecer o seu Rosto e continuar como filho de Deus esta peregrinação até ao Céu. Servo para trabalhar com a simplicidade e sinceridade do Evangelho nesta extraordinária porção do povo de Deus”, explicou.
Mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa
A Conferência Episcopal Portuguesa transmitiu o seu regozijo com a nomeação, desejando ao Padre Rui Gouveia “um fecundo serviço pastoral no Patriarcado de Lisboa e uma presença ativa como membro da Conferência Episcopal Portuguesa”. Os Bispos portugueses também agradeceram a Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes “pelo serviço pastoral exercido como Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo empenho manifestado nos organismos da Conferência Episcopal Portuguesa”.
Quem é o novo Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa?
Nascido no dia 17 de abril de 1975 em Joanesburgo, África do Sul, Rui Augusto Jardim Gouveia obteve a Licenciatura em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 6 de julho de 2008, incardinando-se na Diocese de Setúbal. Posteriormente estudou Teologia Catequética na Universidade San Dámaso e Espiritualidade Bíblica na Universidade de Comillas em Madrid.
Dentre os cargos que exerceu estão: vigário paroquial de Divino Espírito Santo em Montijo; colaborador pré-seminário; diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; diretor do Secretariado Diocesano de Catequese para a Criança e a Adolescência; responsável do Pré-Seminário; administrador paroquial de São Jorge em Sarilhos Grandes e do Santuário de Nossa Senhora em Atalaia; prefeito de Estudos do Seminário Maior de São Paulo de Almada, do qual foi posteriormente nomeado reitor; diretor do Secretariado Diocesano da Catequese para a Infância e a Adolescência e da Catequese de Adultos; capelão do Externato Frei Luís de Sousa; membro do Conselho Presbiteral; presidente da Comissão de Estudos para o Diaconado Permanente; membro do Colégio dos Consultores.
Atualmente é Vigário Geral da Diocese de Setúbal, Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, membro do Conselho Presbiteral e assistente Espiritual do Departamento de Pastoral Familiar. (EPC)
The post Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa appeared first on Gaudium Press.