InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco nomeia Bispo coadjutor para diocese francesa de Fréjus-Toulon

Papa Francisco nomeia Bispo coadjutor para diocese francesa de Fréjus-Toulon

Published on

O Papa Francisco nomeou Dom François Touvet bispo coadjutor da diocese de Fréjus-Toulon cujo Bispo titular é Dom Dominique Rey

dominique rey

Dom Dominique Rey, Bispo de Fréjus-Toulon.

Dom Dominique Rey Bispo de Fréjus Toulon

Redação (21/11/2023 17:00, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou Dom François Touvet bispo coadjutor da diocese de Fréjus-Toulon cujo Bispo titular é Dom Dominique Rey, nesta terça-feira 21 de novembro.

A decisão do Papa Francisco em nomear um Bispo coadjutor para a diocese de Fréjus-Touvet acontece depois de uma série de medidas restritivas à autoridade de Dom Rey, em especial a suspensão temporária de ordenações sacerdotais na diocese desde junho de 2022. No início de 2023, o Vaticano ordenou uma visita apostólica, coordenada por dois Bispos franceses, à diocese de Toulon.

Com efeito, as decisões da Santa Sé contra Dom Dominique Rey foram feitas, pois apesar considerável aumento no número de vocações na diocese, ele é acusado de ter favorecido de maneira imprudente e com pouco discernimento a instalação de comunidades religiosas baseadas em novos estilos de vida religiosa. Em um comunicado após a notícia, Dom Rey expressou sua alegria pela nomeação esperando que isso traga dinamismo para a diocese.

Com a nomeação de Dom Touvet, a Santa Sé prepara a transição do governo da diocese de maneira suave. De fato, um bispo coadjutor auxilia o Bispo auxiliar no governo da diocese e tem a prerrogativa de sucedê-lo imediatamente no governo da diocese. Atualmente com 71 anos de idade, Dom Dominique Rey tem ainda mais quatro anos até atingir a idade de 75 anos, quando deve apresentar o pedido de renúncia previsto pelo código de direito canônico da Igreja Católica.

Dom Touvet até então Bispo titular de Châlons-en-Champagne terá poderes especiais na administração da diocese, na gestão do clero, na formação de seminaristas e padres, no acompanhamento de institutos de vida consagrada, das sociedades de vida apostólica e das associações de fiéis.

Nascido em 1965, ordenado padre em 1992 na diocese de Dijon, Mgr Touvet foi nomeado Bispo de Châlons em 2015. Sua trajetória é marcada pelo serviço militar, pelo escotismo e por inúmeras experiências pastorais.

A posse de Dom François Touvet acontecerá logo. No próximo dia 3 de dezembro será celebrada sua Missa de despedida na diocese de Châlons e no dia 10 de dezembro ele será oficialmente acolhido com uma Missa em sua nova diocese, Fréjus-Toulon. (FM)

The post Papa Francisco nomeia Bispo coadjutor para diocese francesa de Fréjus-Toulon appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...