InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco pede orações pelos doentes terminais e seus familiares

Papa Francisco pede orações pelos doentes terminais e seus familiares

Published on

Rezemos para que os doentes terminais e suas famílias recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico quanto humano.

Papa Francisco pede oracoes pelos doentes terminais e seus familiares

Foto: Reprodução/Youtube Vatican News.

Cidade do Vaticano (30/01/2024 16:43, Gaudium Press) A Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 30 de janeiro, a intenção de oração do Papa Francisco para fevereiro, mês no qual a Igreja Católica celebra o Dia Mundial do Enfermo, recordado em 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

Curar se é possível, cuidar sempre

O Pontífice inicia seu vídeo destacando que algumas pessoas, quando falam de doenças terminais, confundem as palavras ‘incurável’ e ‘in-cuidável’. Entretanto, elas não possuem o mesmo significado. “São João Paulo II dizia que ‘curar se é possível, cuidar sempre’”, ressaltou.

“Mesmo quando existam poucas possibilidades de cura, todos os enfermos têm direito ao acompanhamento médico, ao acompanhamento psicológico, ao acompanhamento espiritual, ao acompanhamento humano. Nem sempre se alcança a cura. Porém sempre podemos cuidar do doente, acariciar o enfermo”, destacou.

Olhem para os doentes terminais com amor

Francisco convida os fiéis para que olhem para os doentes terminais com amor, compreendendo que o contato físico pode ajudar muito, inclusive a quem já não é capaz de falar e parece já não reconhecer seus próprios familiares. Devemos acompanhá-los da melhor forma possível, durante todo o tempo necessário.

E é aqui onde entram os cuidados paliativos, que garantem ao paciente não somente a atenção médica, mas também um acompanhamento humano e próximo. Tratando sobre o papel dos familiares, o Santo Padre recorda que as famílias “não podem ficar sozinhas nesses momentos difíceis, pois seu papel é decisivo e devem ter os meios adequados para desempenhar o apoio físico, o apoio espiritual, o apoio social”. (EPC)

The post Papa Francisco pede orações pelos doentes terminais e seus familiares appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...