13.7 C
São Paulo
terça-feira, junho 14, 2022

Papa Francisco poderá encontrar o Patriarca de Moscou em setembro

Por ocasião de um congresso ecumênico que acontecerá em setembro no Cazaquistão, o Papa Francisco poderia encontrar-se com o Patriarca Kirill

Redação (04/06/2022 18:30, Gaudium Press) O Vaticano confirmou a participação do Papa Francisco no “congresso dos líderes das religiões mundiais e tradicionais” que acontecerá em setembro no Cazaquistão.

De fato, há algumas semanas o presidente do Cazaquistão convidou o Pontífice a visitar o país. Nesta semana, na data que comemora o 30º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Cazaquistão (31 de maio), o Vaticano confirmou oficialmente a viagem de Francisco entre os dias 14 e 15 de setembro, à capital Nursultan.

No comunicado oficial o Vaticano felicita a iniciativa do país asiático em promover o diálogo no mundo contemporâneo. O Cazaquistão também comemorou a decisão do Papa Francisco em participar do congresso.

Kirill, Patriarca de Moscou, é outra personalidade religiosa que deve comparecer ao evento, o que seria uma oportunidade para os dois chefes religiosos se encontrarem.

Com efeito, o Vaticano cancelou, por questões políticas, um encontro entre Francisco e Kirill que estava previsto para este mês de junho.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Patriarca de Moscou vem sofrendo críticas do Ocidente por sua complacência e apoio à guerra. O Patriarca defendeu a guerra face à laicidade do ocidente.

O Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin condenou quaisquer justificativas para a guerra, em entrevista ao jornal La Stampa.  

Embora condene a guerra, o Papa Francisco evita nomear publicamente a Rússia como país invasor ou o presidente Vladimir Putin como responsável pelo conflito. (FM)

The post Papa Francisco poderá encontrar o Patriarca de Moscou em setembro appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias