InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco presta homenagem ao falecido Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália

Papa Francisco presta homenagem ao falecido Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália

Published on

O Papa Francisco visitou neste domingo, 24 de setembro, a câmara ardente de Giorgio Napolitano, ex-presidente da República Italiana e senador vitalício, que faleceu em 22 de setembro

Papa Francisco retomara Audiencias Gerais

Vatican Media.

Redação (24/09/2023 17:30, Gaudium Press) Giorgio Napolitano, ex-presidente italiano, faleceu aos 92 anos no último dia 22 de setembro, e havia decidido por um velório laico. Contudo, isso não impediu que o Papa Francisco surpreendesse a todos ao visitar, neste domingo, 24, a câmara ardente de Napolitano.

Francisco chegou ao Palazzo Madama, a sede do Senado Italiano, onde está sendo velado o corpo do antigo chefe de estado, por volta das 13h15 do horário local. Esta é a primeira vez na história que um Papa visita o Senado italiano.

O Papa Francisco dirigiu-se ao ao Palazzo Madama para homenagear, com sua presença e orações, o serviço que Giorgio Napolitano prestou à República Italiana, conforme indicou o Vaticano. O Pontífice permaneceu um período em oração silenciosa junto ao féretro de Giorgio Napolitano. Francisco também cumprimentou e consolou a esposa de Napolitano, Clio Bittoni.

Já no dia 22 de setembro, dia do falecimento de Giorgio Napolitano, Francisco enviou uma mensagem de condolência à viúva do ex-presidente italiano, recordando a “visão” de Napolitano ao tomar decisões como chefe do governo em momentos delicados do país. Além disso, Francisco deixou uma mensagem escrita no livro da Câmara Ardente: “Uma lembrança e um gesto de gratidão a um grande homem servidor da pátria”.

Giorgio Napolitano foi o primeiro presidente da República Italiana oriundo do Partido Comunista e estava internado há quatro meses. Napolitano tinha uma relação especial com Bento XVI, que confidenciou a ele a intenção de renunciar ao Pontificado uma semana antes do anúncio oficial.

Posteriormente, Napolitano visitou o Papa Emérito em sua residência Mater Ecclesia. Sobre Giorgio Napolitano, Bento XVI escreveu: “Certamente, para a Itália, foi bom ser liderada em tempos difíceis e cheios de desafios por um homem como ele”. A relação entre Napolitano e Bergoglio começou na primeira Missa após a eleição de Francisco, em 19 de março de 2013. Depois, os dois chefes de Estado se visitaram mutuamente algumas vezes. (FM)

The post Papa Francisco presta homenagem ao falecido Giorgio Napolitano, ex-presidente da Itália appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...