Foi lançado em 21 países o novo livro do Papa Francisco. “Life. A minha história na História” é um relato autobiográfico intercalado com a narração de acontecimentos da história dos últimos 80 anos
Redação (20/03/2024 13:00, Gaudium Press) O novo livro do Papa Francisco, “Vida. A minha história na História” (em tradução livre de: “Life. La mia storia nella Storia” (Harper Collins), foi lançado ontem, 19 de março, em 21 países da Europa e da América do Norte. Trata-se de uma obra autobiográfica escrita juntamente com o vaticanista Fabio Marchese Ragona. Através de uma narração que mistura eventos históricos com fatos da vida pessoal de Jorge Maria Bergoglio, o Papa conduz o leitor através das páginas.
Entre os principais acontecimentos históricos evocados pela obra, estão a Segunda Guerra Mundial em 1939, quando o pequeno Bergoglio contava pouco menos de três anos de idade. A chegada do homem à lua, a queda do Muro de Berlim, entre outros eventos históricos, são abordados ao longo do livro. A obra é um apanhado histórico e crítico dos últimos oitenta anos da história da humanidade. Crítico, pois assuntos como as guerras passadas e atuais, a mudança climática, as desigualdades sociais e a fome são temas igualmente presentes no livro.
O Santo Padre explicou que o objetivo do livro é sobretudo conscientizar os jovens: “A VIDA vem à luz para que, sobretudo os mais jovens, possam ouvir a voz de um ancião e refletir sobre o que o nosso planeta viveu, para não repetir os erros do passado”, segundo as palavras de Francisco.
Alguns dias antes do lançamento, o jornal italiano Il Corriere della Sera adiantou algumas passagens do livro, tais como a ditadura na Argentina, sua relação com o Papa Bento XVI, o conclave que o elegeu como sucessor de Pedro e a hipótese de uma possível renúncia do Pontificado. (FM)
The post Papa Francisco publica novo livro autobiográfico appeared first on Gaudium Press.