InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco telefona para pároco da Faixa de Gaza

Papa Francisco telefona para pároco da Faixa de Gaza

Published on

Em meio à intensificação dos conflitos na faixa de Gaza, o Papa Francisco demonstra preocupação e solidariedade para com todos os que sofrem com a violência em especial com a comunidade cristã da região

O Deus Trinitario e um Deus familiar assegura o Papa na Solenidade da Santissima Trindade

Redação (11/10/2023 13:10, Gaudium Press) O Santo Padre, o Papa, telefonou duas vezes para o Padre Gabriel Romanelli, pároco da única igreja católica de Gaza, para demonstrar sua preocupação com a escalada do conflito nos últimos dias e sua proximidade com os fiéis cristãos da região.

A primeira chamada telefônica foi feita no dia 9 de outubro e a segunda no dia dez. Francisco disse que os fiéis podem contar com suas preces e sua bênção. O sacerdote aproveitou o telefonema para agradecer ao Papa pelo apelo à paz feito durante o Angelus, no dia anterior. Padre Romanelli expressou sua preocupação e confiou à agência Vatican News que ele nunca tinha vivenciado tais níveis de violência na região.

Quando começaram os ataques terroristas do Hamas contra Israel, no sábado (8), o Padre Romanelli estava na cidade de Belém e desde então não pôde regressar a Gaza. Contudo, ele informou que a comunidade católica está bem e que não há feridos entre eles.

Atualmente, a paróquia está acolhendo 150 pessoas, entre católicos e muçulmanos, que perderam suas casas por causa dos bombardeios. O sacerdote relatou que um colégio católico também acolheu outras famílias. Ele explicou que muitos buscam refúgio na casa de parentes ou conhecidos na esperança de achar um lugar mais seguro. Porém, o sacerdote relata que nos últimos dias todo o território da faixa de Gaza está sendo bombardeado, o que torna difícil encontrar um lugar verdadeiramente seguro.

Quando perguntado sobre o que pensam os fiéis, o sacerdote explicou que as pessoas estão acostumadas a não expressar suas opiniões porque não confiam em ninguém. Mas afirmou que todos estão cansados da violência e muito tristes com as mortes de tantos inocentes.

O Padre Romanelli enfatizou que a situação em Gaza é grave, com cortes de eletricidade, falta de combustível e a necessidade de aprovisionar alimentos e água. A população, tanto cristã quanto muçulmana, enfrenta um cenário de incerteza e teme uma invasão terrestre de Israel o que poderia agravar ainda mais a situação já tão caótica. (FM)

The post Papa Francisco telefona para pároco da Faixa de Gaza appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...