17.3 C
São Paulo
domingo, setembro 26, 2021

Papa Francisco trata sobre a relação entre a lei e a caridade

O Pontífice ressaltou que “o amor a Jesus é mais importante que todos os mandamentos, mas ao mesmo tempo somos chamados a respeitá-los”.

Redação (11/08/2021 17:11 , Gaudium Press) Durante a audiência geral desta quarta-feira, 11, o Papa Francisco continuou sua catequese sobre a Carta do Apóstolo São Paulo aos Gálatas. O tema escolhido pelo Pontífice para ser aprofundado hoje foi sobre a relação entre a lei e a caridade.

“Se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob a lei” (Gal 5, 18) diz São Paulo, referindo-se a preceitos particulares da lei mosaica. É bem certo que “a observância da Lei [mosaica] garantia ao povo os benefícios da Aliança e o vínculo particular com Deus”, expressou Francisco.

O amor a Jesus é mais importante que todos os mandamentos

“Não se deve pensar que São Paulo era contra a Lei mosaica. Várias vezes em suas Cartas, defende a sua origem divina e afirma que desempenha um papel muito específico na história da salvação. Mas a Lei não dá vida, não oferece o cumprimento da promessa, pois não está em condições de poder cumpri-la. Aqueles que procuram a vida precisam olhar para a promessa e para a sua realização em Cristo”, ressaltou o Pontífice.

O Papa afirmou ainda que “o amor a Jesus é mais importante que todos os mandamentos, mas ao mesmo tempo somos chamados a respeitá-los, posto que são ‘os pedagogos’ que nos conduzem ao encontro com o Senhor”. É claro que quando São Paulo fala da lei não se refere ao decálogo, o qual, no sentir de Francisco, é fiel condutor até Deus.

Telefonema durante a audiência geral

Um acontecimento sem precedentes na história das audiências gerais chamou a atenção do público e da imprensa. Um membro da segurança do Vaticano interrompeu o programa do Pontífice trazendo-lhe um telefone celular, depois que Francisco cumprimentou os fiéis de língua italiana. O Papa deixou o palco por quatro minutos, enquanto atendia o telefonema. Só depois disso, o Papa saudou alguns dos fiéis presentes na Sala Paulo VI. Meios de comunicação, afirmam que se tratou de uma comunicação com um membro da
Secretaria de Estado. (EPC)

The post Papa Francisco trata sobre a relação entre a lei e a caridade appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias