InícioNotícias da IgrejaPapa nomeia novos Bispos para cinco Dioceses brasileiras

Papa nomeia novos Bispos para cinco Dioceses brasileiras

Published on

As nomeações papais foram para as Arquidioceses de Manaus (AM), Maceió (AL) e Paraíba; e nas Dioceses de São Gabriel da Cachoeira (AM) e Parnaíba (PI).

Papa nomeia novos Bispos para cinco Dioceses brasileiras

Redação (08/11/2023 12:02, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que o Papa Francisco fez cinco novas nomeações para a Igreja Católica no Brasil. As mudanças ocorreram nas Arquidioceses de Manaus (AM), Maceió (AL) e Paraíba; e nas Dioceses de São Gabriel da Cachoeira (AM) e Parnaíba (PI).

Padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro

Foto: Divulgação/CNBB.

Arquidiocese de Manaus

O Padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro foi nomeado como novo Bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus (AM). O sacerdote, que é o atual pároco da catedral manauara, será titular de “Macri” e auxiliar na Arquidiocese de Manaus.

Nascido no dia 31 de agosto de 1973 na cidade amazonense de Parintins, Joaquim Hudson estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano, tendo sido ordenado sacerdote no dia 12 de outubro de 1999.

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália; e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.

Atualmente coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira

Foto: Divulgação/CNBB.

Arquidiocese de Maceió

Dom Carlos Alberto Breis Pereira foi nomeado como Bispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió, sendo transferido da Diocese de Juazeiro (BA). Desta forma, o Papa Francisco atende o pedido do Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

Nascido no dia 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Diocese de Joinville (SC), Carlos Alberto Breis Pereira é frade menor franciscano. O prelado cursou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda, além de ter se licenciado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

No dia 17 de fevereiro de 2016, foi nomeado Bispo coadjutor de Juazeiro (BA), se tornando o quarto Bispo da Diocese baiana. Atualmente é presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, que abrange os estados da Bahia e Sergipe. No cargo de coadjutor, Dom Beto ajudará o bispo local e poderá substituí-lo, tendo direito à sucessão.

Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araujo

Foto: Divulgação/CNBB.

Arquidiocese de Paraíba

O Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, atual pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, localizada na Diocese de Caicó (RN), foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Paraíba e titular de ‘Fata’.

Nascido no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), Alcivan Tadeus Gomes de Araújo cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, sendo ordenado sacerdote no dia 1º de fevereiro de 1997.

Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Na Diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da Diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN).

Padre Raimundo Vanthuy Neto

Foto: Divulgação/CNBB.

Diocese de São Gabriel da Cachoeira

O Padre Raimundo Vanthuy Neto, do clero de Roraima, atual reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e do Seminário Propedêutico, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A nomeação ocorre após o Pontífice aceitar a renúncia de Dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade.

Nascido no dia 10 de maio de 1973, em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, Diocese de Mossoró, Raimundo Vanthuy Neto cursou Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano do Seminário São José da Arquidiocese de Manaus. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 3 de junho de 2001.

Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia pela então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi diretor e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, hoje Faculdade Católica do Amazonas.

Padre Vanthuy é membro do Instituto Secular – Associação dos Padres do Prado; colaborou no Conselho Nacional do Prado no Brasil (2017/2023); viveu o Ano Internacional Pradosianoem Lyon – França. Atualmente é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colabora como chanceler da Diocese de Roraima.

Dom Edivalter Andrade

Foto: Divulgação/CNBB.

Diocese de Parnaíba

Dom Edivalter Andrade foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Parnaíba, no Piauí, que estava vacante desde a transferência de Dom Juarez de Souza da Silva para a Arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.

Nascido no dia 17 de abril de 1962 em Barra de São Francisco, no estado do Espírito Santo, Edivalter Andrade cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. Frequentou cursos para formadores de Seminários em Viamão e em Roma. Além disso, se formou em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 8 de outubro de 1989, sendo incardinado na Diocese de São Mateus, onde foi Vigário paroquial, Reitor do Seminário Maior, Administrador paroquial, Pároco, Coordenador Diocesano de Pastoral, Diretor da Caritas diocesana; Ecônomo, Diretor da Rádio Kairós, Membro do Conselho Presbiteral e Vigário forâneo. Em março de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Floriano, no Piauí, se tornando o terceiro bispo desta Diocese. (EPC)

The post Papa nomeia novos Bispos para cinco Dioceses brasileiras appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...