20.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Papa recebe artistas que farão o Concerto de Natal 2020

“Vossa vocação é elevada e exigente, requer ‘mãos puras e desinteressadas’ para transmitir a verdade e a beleza”, diz Papa.

“Vossa vocação é elevada e exigente, requer ‘mãos puras e desinteressadas’ para transmitir a verdade e a beleza”, diz Papa.

Cidade do Vaticano (12/12/2020, 13:50, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu na manhã de hoje os artistas que vão participar do Concerto de Natal 2020 e os chamou “guardiães da beleza do mundo”, produtores de uma arte “ligada à beleza e ao bem”.

Uma vocação elevada e exigente, que requer ‘mãos puras e desinteressadas’ para transmitir a verdade e a beleza

De acordo com nota da Sala de Imprensa do Vaticano, Francisco disse aos artistas:
“A vossa é uma vocação elevada e exigente, que requer ‘mãos puras e desinteressadas’ para transmitir a verdade e a beleza. Ambas infundem alegria no nosso coração e são ‘frutos preciosos que resistem ao desgaste do tempo, que unem gerações e as fazem comunicar com admiração’”.

E, logo, o Papa acrescentou:  
“Hoje como então, esta Beleza nos aparece na humildade do presépio. Hoje como então, o celebramos com a alma cheia de esperança”.

Três movimentos desencadeados pela arte: os sentidos, a interioridade e a esperança, que conduz à “harmonia”, “à beleza e ao bem”

Refletindo sobre o papel da arte, principalmente no momento especial em vivemos, Francisco apontou “três movimentos” desencadeados pela arte: os sentidos, a interioridade e a esperança, que conduz a uma “harmonia” que liga o homem “à beleza e ao bem”.

O Papa afirmou que a arte estimula os “sentidos (que) são tomados pelo espanto e pela admiração”, numa “dinâmica inicial externa” que estimula outras mais profundas”.

Este dinamismo estimula a “interioridade da pessoa”, despertada por “uma composição de cores, palavras ou sons”, que ganham força para “tocar a alma humana” e conduzir a “memórias, imagens, sentimentos”.

O terceiro movimento indicado por Francisco leva à “esperança”:
“A percepção e a contemplação da beleza geram um sentimento de esperança, que também se irradia no mundo em redor. (…) geram empatia capaz de compreender o outro, com o qual tanto temos em comum.
É uma nova sociabilidade, não apenas vagamente expressa, mas percebida e compartilhada”, sublinhou.

Movimentos que impelem a viver uma harmonia que está ligada à beleza e ao bem

Francisco ainda afirmou que este “triplo movimento” produz “uma sensação de paz que liberta de todo o desejo de dominação sobre os outros”, “impele a viver em harmonia com todos, uma harmonia que está ligada à beleza e ao bem”.

Recordando palavras de São João Paulo II, Francisco disse que os artistas possuem, “uma vocação divina” que são chamados a “não desperdiçar, mas a desenvolver aos serviços dos outros e de toda a humanidade”.

O Papa finalizou:
Mesmo em tempo de pandemia a criatividade pode gerar luz. “Procuremos a luz da Natividade: ela atravessa as trevas e a dor”. (JSG)

The post Papa recebe artistas que farão o Concerto de Natal 2020 appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × quatro =

- Advertisement -

Ultimas Notícias