InícioNotícias da IgrejaPapa recebe chefe do Estado-Maior dos EUA

Papa recebe chefe do Estado-Maior dos EUA

Published on

O Papa Francisco recebeu o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mark Milley, no Vaticano nesta segunda-feira (21) para discutir sobre a guerra na Ucrânia.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (22/08/2023 10:20, Gaudium Press) O Papa Francisco se reuniu com os principais militares dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O general Mark A. Milley teve uma audiência privada com o Papa no Palácio Apostólico. O encontro ocorreu no contexto da guerra na Ucrânia, como resultado da invasão russa em curso no país.

Milley, um católico praticante que chefia o Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos desde 2019, é conselheiro militar do presidente e responsável pelo planejamento estratégico das Forças Armadas dos EUA.

No passado, o general do Exército se manifestou a favor da soberania e integridade territorial da Ucrânia, declarando sua prontidão para fornecer armas letais à Ucrânia se necessário. Essa ajuda ajudou Kiev a investir contra Moscou, e as tropas ucranianas têm conduzido uma grande contraofensiva desde o início de junho.

O pontífice está “obviamente muito preocupado com as centenas de milhares de pessoas que foram mortas ou feridas e com as vidas de civis inocentes que foram ceifadas”, declarou Mark Milley aos repórteres a bordo de um avião militar dos EUA, após a audiência.

“Ele está muito interessado em minhas opiniões sobre a situação e a evolução da guerra, bem como a tragédia em curso na Ucrânia”, acrescentou o general.

Milley e o Papa Francisco trocaram presentes, e o Papa abençoou os terços trazidos pelo general e lhe deu uma escultura com uma frase, em italiano: “A paz é uma flor frágil”.

O encontro entre os dois ocorreu no momento em que o Vaticano inicia uma missão de construção de paz na Ucrânia, chefiada pelo cardeal italiano Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha.

O pontífice também se reuniu com advogados dos Estados-membros do Conselho da Europa e anunciou que escreveria sobre a guerra na Ucrânia em uma “atualização” de sua encíclica Laudato Si.

Ainda não está claro como será essa “segunda parte” em termos concretos: o Papa não deu mais detalhes em seu anúncio espontâneo. Ele ressaltou, no entanto, que a atualização continuará colocando o ser humano e sua transcendência acima de qualquer Estado constitucional.

The post Papa recebe chefe do Estado-Maior dos EUA appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...