InícioNotícias da IgrejaPapa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Published on

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o Papa Francisco rezou pelo povo gaúcho, atingido por enchentes devastadoras.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (05/05/2024 10:56, Gaudium Press) O Rio Grande do Sul enfrenta grandes inundações, que causaram a morte de cerca de 75 pessoas e obrigaram aproximadamente 100 mil pessoas a abandonarem suas casas. Em seus apelos após a oração de Regina Caeli, o Papa teve um pensamento especial para o povo gaúcho: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os falecidos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”.

O rio Guaíba, que corta a cidade de Porto Alegre, onde vivem 1,4 milhão de pessoas, atingiu um recorde de 5,09 metros, bem acima do pico histórico de 4,76 metros registrado durante as enchentes de 1941. A água continua subindo na metrópole totalmente inundada e em uma centena de outras localidades. Parcialmente, as enchentes isolaram Porto Alegre do resto do país.

As consequências são dramáticas: meio milhão de pessoas foram diretamente afetadas pelo desastre, pelo menos 103 pessoas estão desaparecidas, mais de um milhão de casas estão sem água e a magnitude da devastação é até agora incalculável, de acordo com as autoridades locais. Há uma grande preocupação com a falta de alimentos e a interrupção das produções agrícolas nesta região.

As chuvas, que diminuíram durante a noite de sábado para domingo, devem persistir pelas próximas 24 a 36 horas e as autoridades alertam para deslizamentos de terra. Segundo o climatologista Francisco Eliseu Aquino, as chuvas são favorecidas por “uma combinação desastrosa” formada pelo fenômeno meteorológico  El Niño, mudanças climáticas e outros eventos extremos.

A Solidariedade da Igreja

Diante dessas enchentes, cujas consequências ainda são incalculáveis, a Igreja tem chamado à oração e à solidariedade. Uma nota de solidariedade foi emitida pela Arquidiocese de Porto Alegre, unindo-se em comunhão com o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em um esforço comum de reconstrução e esperança. Além das instituições governamentais, militares e civis têm se dedicado à defesa da vida, e as próprias comunidades eclesiais abriram “suas portas para acolher aqueles que perderam tudo”. Mas o pedido do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, vai além: “Neste Ano da Oração em preparação ao Jubileu da Igreja 2025, exortamos as comunidades eclesiais a se unirem em oração, conforme as possibilidades, diante do Santíssimo Sacramento, que é o grande símbolo da comunhão e da partilha, renovando nosso compromisso de peregrinos de esperança.”

 Com informações Vatican news

The post Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...