InícioNotícias da IgrejaPapa reza pelo Haiti e pede apoio da comunidade internacional

Papa reza pelo Haiti e pede apoio da comunidade internacional

Published on

Após a oração do Ângelus ontem, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco fez algumas observações em relação à devastadora situação no Haiti.

640px 2019 Haitian protests tire fire

Redação (11/03/2024 11:56, Gaudium PressNo Ângelus deste domingo, 10 de março, o Pontífice comentou o Evangelho do dia sobre a missão misericordiosa de Cristo, que “não veio para condenar, mas para salvar”.

Ele salientou que “não há segredos diante de Jesus: Ele lê o coração de cada um de nós. Essa capacidade pode ser inquietadora porque, se mal utilizada, prejudica as pessoas, expondo-as a julgamentos impiedosos.” É verdade que Jesus conhece as nossas fraquezas e os nossos pecados, e não usa este conhecimento “para nos apontar o dedo, mas para abraçar nossas vidas, para libertar-nos dos nossos pecados e salvar-nos”.

Após o Ângelus, o Papa expressou a sua “preocupação e tristeza com a grave crise que afeta o Haiti e os episódios violentos ocorridos nos últimos dias”, e disse estar próximo da Igreja e do “querido povo” que sofre há anos.

“Convido-vos a rezar, por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para que cesse toda a violência e para que todos ofereçam sua contribuição para o crescimento da paz e da reconciliação no país, com o apoio renovado da comunidade internacional”.

A situação no país de 11 milhões de habitantes é dramática. Bandidos armados realizaram um ataque ao palácio presidencial, três delegacias de polícia e provocaram também tumultos em prisões, resultando na fuga de milhares de detentos, e causando dezenas de fatalidades, além do deslocamento de aproximadamente 15 mil pessoas. O fechamento do aeroporto impossibilitou a entrega de ajuda humanitária, o que inspira receios de uma iminente crise de fome no país.

Os líderes da Comunidade do Caribe (Caricom) estão reunidos desde ontem para analisar a complicada situação. Hoje está prevista a chegada do secretário de Estado americano para participar do encontro. A proposta apresentada na Caricom visa “acelerar a transição no Haiti através do estabelecimento de uma presidência colegiada, independente e de ampla representação, bem como o envio de uma missão multinacional para enfrentar a crise de segurança”.

A União Europeia evacuou todo o seu pessoal do Haiti.

Cerca de 40% da população haitiana segue a religião católica, enquanto 14% são protestantes, e aproximadamente 46% praticam rituais de vodu.

The post Papa reza pelo Haiti e pede apoio da comunidade internacional appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala

Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de...

Beato Carlos de Blois: senhor feudal perfeito

Governador e patriarca da Bretanha – Noroeste da França –, aristocrata e batalhador que...

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...