21.5 C
São Paulo
segunda-feira, abril 18, 2022

Papa tem conversa com o Patriarca de Moscou

O Papa Francisco e o Patriarca Kirill tiveram uma conversa na quarta-feira, 16 de março sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Redação (17/03/2022 08:00, Gaudium Press) Segundo anúncio oficial do Patriarcado ortodoxo de Moscou, o Papa Francisco e o Patriarca Kirill tiveram uma conversa por vídeo conferência nesta quarta-feira, 16 de março.

O tema da conversa foi a guerra na Ucrânia e sobre uma “cooperação bilateral” dos países envolvidos no conflito.

Também estavam presentes na conversa o Cardeal Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade entre os cristãos, ao lado de Francisco, e o Metropolitano Hilarion Volokolamsk, chefe das relações exteriores do Patriarcado Ortodoxo, ao lado de Kirill.

O comunicado expressou a satisfação sentida pelo Patriarca na possibilidade do encontro com Francisco.

Aspectos humanitários, assim como o papel das Igrejas Católica e Ortodoxa no conflito também foram elencados durante a conversa.

A nota oficial precisou que ambos líderes religiosos ressaltaram a importância do processo de negociação para que se alcance a paz o quanto antes.

O Vaticano por sua vez confirmou a conversa através de seu porta-voz Matteo Bruni: “Estavam de acordo o Papa e o Patriarca, que a Igreja não deve usar o idioma da política mas, o idioma de Jesus”

O comunicado do Vaticano fala ainda sobre a proximidade de ambos os líderes religiosos com os que sofrem por causa da guerra.

Por fim, Francisco e Kirill concordaram que: “as guerras são sempre injustas. Pois é o povo de Deus que paga. Nossos corações só podem chorar diante das crianças, das mulheres mortas e de todas as vítimas da guerra. A guerra nunca é a solução”, concluiu o comunicado. (FM) 

 

The post Papa tem conversa com o Patriarca de Moscou appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias