20.6 C
São Paulo
sábado, abril 30, 2022

Papa vai instituir mulheres nos ministérios do leitorado e do acolitado

No próximo domingo, 26 de janeiro, Domingo da ‘Palavra de Deus’, o Papa Francisco vai instituir pessoalmente o ministério do leitorado e do acolitado para homens e mulheres

As modificações do cânone 230 do Código de Direito Canónico estabelecem que mulheres possam ter acesso permanente aos ministérios de Leitor e Acólito.

Redação (18/01/2022 17:15, Gaudium Press) É a primeira vez na história que mulheres serão admitidas como leitoras e acólitas. O comunicado foi transmitido pelo Conselho Pontifício para promoção da nova evangelização, neste 18 de janeiro.

Isso se faz possível graças a dois documentos recentemente publicados. Os documentos são: a carta apostólica em forma de motu próprio Spiritus Domini (de 10 de janeiro de 2021) e uma carta dirigida ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Uma maior participação dos leigos

Os textos ressaltam a importância da missão do leigo no seio da Igreja e abrem o caminho para uma participação estável e institucionalizada dos batizados, sejam eles homens ou mulheres, nos ministérios do acolitado e do leitorado.

Os ministérios de leitor e de acólito, antigamente chamados de “ordens menores”, eram reservados apenas aos homens que estavam em preparação para o sacerdócio.

Para mostrar Jesus: levar uma vida que toma sobre si o estilo de Deus: proximidade, compaixão, ternura, que se doa no serviço. Que mostre a cruz, a "árvore da vida", da vida superabundante.

O ministério do catequista

O Motu Proprio Spiritus Domini também prevê o ministério do catequista. Para a cerimônia deste novo ministério, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos preparou uma nova liturgia.

Enquanto os leitores receberão um exemplar das Sagradas Escrituras, os catequistas receberão uma cruz, reprodução da cruz pastoral de São Paulo VI, “para lembrar o caráter missionário do serviço que eles administrarão”, explica o comunicado oficial.

Representando a universalidade da Igreja os participantes são originários de vários países tais como: Coréia do Sul, Paquistão, Gana, Peru, Brasil, Polônia e Espanha.

A cerimônia será realizada às 9:30 (horário local) e será transmitida pela site vaticannews.va, Youtube e redes sociais associadas ao Vaticano. (FM)

Con informações Vatican News.

The post Papa vai instituir mulheres nos ministérios do leitorado e do acolitado appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias