InícioNotícias da IgrejaPatriarca de Lisboa preside Missa Solene de abertura da Jornada Mundial da...

Patriarca de Lisboa preside Missa Solene de abertura da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Published on

A cerimônia solene contou com a presença do Presidente da República, de Cardeais, Bispos, sacerdotes e milhares de jovens provenientes de diversos países.

Patriarca de Lisboa preside Missa Solene de abertura da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Foto: Divulgação/Facebook Jornada Mundial da Juventude.

Lisboa – Portugal (01/08/2023 16:44, Gaudium Press) Após anos de espera, tendo inclusive passado por adiamento por conta da pandemia de Covid 19, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa começou nesta terça-feira, 1º de agosto.

A cerimônia de abertura do encontro de jovens foi presidida pelo Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, no Parque Eduardo VII. A Santa Missa foi concelebrada por vários Cardeais, Bispos e sacerdotes, todos paramentados com alvas e estolas brancas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também esteve presente na missa de abertura.

Visita de Nossa Senhora a Santa Isabel

Milhares de jovens, portando estandartes e bandeiras de suas respectivas nações, acompanharam a Santa Missa, que foi celebrada em português com alguns cantos e respostas em latim. No altar era possível ver a Cruz da JMJ, o ícone de Nossa Senhora Salus Romani Populi e uma imagem de Nossa Senhora da Visitação.

Em sua homilia, o Cardeal Clemente centrou-se na passagem do Evangelho na qual Nossa Senhora vai às pressas visitar a sua prima grávida, Santa Isabel. Maria era jovem quando concebeu Jesus e logo tomou “um caminho difícil e sem os meios de transporte de que hoje dispomos. Assim devemos encarar a própria vida, como caminho a percorrer, fazendo de cada dia uma nova etapa”.

Patriarca de Lisboa preside Missa Solene de abertura da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 1

Foto: Divulgação/Facebook Jornada Mundial da Juventude.

A “pressa de Maria” e a “urgência do anúncio”

O Patriarca de Lisboa recordou ainda que “Maria levava já no seu ventre o ‘bendito fruto’ que era Jesus. Os cristãos levam-no também, espiritual mas realmente, porque o recebem na palavra, nos sacramentos e na caridade onde Ele se oferece. E como acreditamos em Jesus como caminho para Deus, caminhamos com Ele para O levar aos outros. No mesmo impulso que levava Maria, no mesmo Espírito que nos leva a nós”.

Por fim, Dom Manuel Clemente falou sobre a “pressa de Maria”, que em outras passagens do Evangelho aparece como “a urgência do anúncio, do testemunho e da visitação”. De acordo com o purpurado, “quando o coração está cheio rapidamente transborda” e, por este motivo, “é impossível sufocar o que vos vai alma”. (EPC)

The post Patriarca de Lisboa preside Missa Solene de abertura da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Ucrânia: 3 sacerdotes e 2 diáconos ordenados no Seminário Redemptoris Mater

A cerimônia de ordenação teve lugar na Catedral da Exaltação da Santa Cruz em...

Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Depois de 500 anos, uma relíquia de São Benno de Meissen retorna a sua...

Quarta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

São Romualdo, abade

O abade Romualdo, pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...