InícioNotícias da IgrejaPia batismal onde foram batizados São Domingos de Gusmão e os reis...

Pia batismal onde foram batizados São Domingos de Gusmão e os reis da Espanha é instalada em nova capela

Published on

A pia batismal onde foi batizado São Domingos de Gusmão e os reis de Espanha recebeu uma nova casa. Agora o objeto sacro está na Basílica de Nossa Senhora de Atocha sob custódia dos frades dominicanos

sao domingos de gusmao

Redação (20/02/2024 10:00, Gaudium Press) No último dia 10 de fevereiro, uma nova capela dedicada a São Domingos de Gusmão foi inaugurada na Basílica de Nossa Senhora de Atocha, em Madri, onde foram instalados a pia batismal de São Domingos de Gusmão, bem como uma imagem esculpida do fundador dos dominicanos. Contudo, a razão da inauguração desta capela é o fechamento permanente do Mosteiro das Dominicanas de São Domingos el Real.

A cerimônia de inauguração da nova capela foi marcada pela presença da comunidade religiosa, membros da Fraternidade de Leigos Dominicanos e fiéis. Após a transferência simbólica da pia que estava no mosteiro feminino de São Domingos el Real para seu novo lar, as palavras do Prior Provincial ressaltaram a importância de manter vivas as origens e a devoção a Santo Domingos.

A falta de vocações religiosas levou ao fechamento do mosteiro de São Domingos el Real e as religiosas foram transferidas para o mosteiro de Valladolid para continuar ali a vida contemplativa. O mosteiro São Domingos el Real foi inaugurado em 1218, pelo próprio São Domingos, durante uma visita a Madri, e por mais de 800 anos abrigou as religiosas dominicanas. Desde 1606, o mosteiro também foi o guardião da pia batismal onde foi batizado São Domingos de Gusmão. Ao deixar a capital, as religiosas decidiram deixar a relíquia com os frades dominicanos do convento de Atocha.

A histórica pia batismal pertencia originalmente à paróquia de São Sebastião de Caleruega, Burgos, onde foi batizado o grande pregador espanhol São Domingos em 1170. Após a canonização do dominicano, o rei Afonso X decidiu instalá-la no convento dominicano de Caleruega, onde já era venerada como relíquia.

Em 1605, o rei Felipe III decide utilizar a pia para batizar seu filho, Felipe IV, e por isso ordena que a pia permaneça no convento de São Paulo de Valladolid. A pia batismal seguiu a mudança da corte para Madri e foi custodiada pelo Mosteiro de São Domingo el Real.

Desde então, todos os herdeiros da coroa espanhola foram batizados na pia batismal, com exceção dos reis espanhóis nascidos fora da Espanha. Para a cerimônia de batismo, a pia é transferida para o Palácio dos reis. Os últimos membros da família real a serem batizados na pia foram a princesa Leonor e a infanta Sofia. (FM)

The post Pia batismal onde foram batizados São Domingos de Gusmão e os reis da Espanha é instalada em nova capela appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Tomás Morus e São João Fisher

No dia 22 de junho a Igreja celebra a memória de São João Fisher,...

Sábado da 11ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo. Sede meu amparo;...

Cardeal Sarah: O ateísmo prático deve ser combatido, mesmo dentro da Igreja

“Há um ateísmo prático que tomou conta dos EUA e ameaça o bem comum....

Bebê recém-nascida abandonada em uma Catedral na Guatemala

Em meio à consternação e indignação, usuários das redes sociais comentam que pelo menos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...