A cerimônia de inauguração do presépio e da árvore de Natal do Vaticano está marcada para ocorrer às 18h30 (horário de Roma) do dia 7 de dezembro.
Cidade do Vaticano (21/11/2024 10:20, Gaudium Press) Faltando um pouco mais de um mês para o Natal, o Vaticano já iniciou os preparativos para celebrar esta importante festa litúrgica. Na manhã desta quinta-feira, 21, um robusto pinheiro proveniente da cidade italiana de Ledro, no Trento, chegou à Praça de São Pedro. Com 29 metros de altura, o majestoso abeto será erguido junto a um presépio em tamanho natural.
Cerimônia de inauguração do presépio e da árvore de Natal
A cerimônia de inauguração do presépio e da árvore de Natal está marcada para ocorrer às 18h30 (horário de Roma) do dia 7 de dezembro. O evento inaugural dos dois símbolos do Natal será presidido pelo Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e contará com a presença da Irmã Raffaella Petrini, secretária geral do mesmo Governatorato.
Na parte da manhã haverá a abertura da iniciativa “Natividade de Belém 2024”, um conjunto de representações do nascimento de Jesus feitas em Belém por artesãos locais, que será inaugurada na Sala Paulo VI. Um representante da Embaixada do Estado da Palestina junto à Santa Sé estará presente na ocasião, além disso, as delegações serão recebidas em audiência pelo Papa Francisco.
Na parte da tarde haverá uma cerimônia na qual estarão presentes as delegações italianas oficiais dos locais de origem do presépio e da árvore na Praça de São Pedro, respectivamente de Grado, na Diocese de Gorizia, e de Ledro, na Diocese de Trento.
Presépio produzido por voluntários
O presépio oferecido pela Comunidade de Grado terá como cenário os primeiros anos do século passado e apresentará elementos em madeira, revestidos com juncos. A confecção dele ficará a cargo de quarenta voluntários, em sua maioria pertencentes a diversas associações locais lideradas pelos Portatori della Madonna di Barbana.
O amor é o fio condutor do presépio que Grado está levando para a Praça de São Pedro, no Vaticano. A representação do nascimento do Menino Jesus foi criada por cerca de 40 voluntários, profissionais e artistas em suas respectivas áreas, em sua maioria expressões de associações locais.
Pinheiro de Natal da Praça de São Pedro
Já o abeto é proveniente de Ledro, município de cerca de 5 mil habitantes composto por quinze povoados. A seleção foi feita respeitando a sustentabilidade, identificando assim árvores mais maduras, cuja retirada representa uma substituição natural. Além do abeto escolhido para a Praça, serão também levadas ao Vaticano outras árvores de dimensões menores que serão decoradas para serem expostas em escritórios e prédios da Santa Sé.
Tanto a árvore de Natal quanto o presépio permanecerão expostos na Praça de São Pedro até o final do período natalino, que coincide com a festa do Batismo do Senhor, domingo, 12 de janeiro de 2025. (EPC)
The post Pinheiro de Natal chega à Praça São Pedro appeared first on Gaudium Press.