InícioNotícias da IgrejaPolítico católico britânico pede justiça para os cristãos nigerianos mortos no dia...

Político católico britânico pede justiça para os cristãos nigerianos mortos no dia de Natal

Published on

Lord David Alton, de Liverpool, exigiu que o governo do Reino Unido trate com urgência da perseguição aos cristãos na Nigéria.

Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

Foto: Ajuda à Igreja que Sofre

Redação (23/01/2024 18:36, Gaudium Press) O político inglês Lord David Alton, originário de Liverpool, fez um apelo urgente ao governo do Reino Unido para tratar sobre a perseguição na Nigéria, começando pelos ataques de Natal do ano passado, que resultaram na morte de mais de 200 cristãos no estado de Plateau.

O Liberal Democrata insistiu para que o Parlamento do Reino Unido tome medidas para combater o extremismo jihadista que, com base em um relatório de 16 de janeiro da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), promove ataques terroristas em toda a Nigéria.

Alton, que atua no Comitê Conjunto de Direitos Humanos de Westminster, questionou Lord Richard Benyon, ministro de estado do clima, meio ambiente e energia do Reino Unido, e outros membros da Câmara, sobre as ações tomadas em relação aos mais de 200 assassinatos ocorridos em Plateau há apenas duas semanas, durante o Natal.

O político católico exigiu medidas urgentes para identificar e levar a julgamento os responsáveis pelos ataques que ocorreram em 23 de dezembro de 2023 e que persistiram até o Natal, assim como por outras atrocidades extremistas no país africano.

Alton também exigiu que o massacre na Igreja do Domingo de Pentecostes de 2022, que resultou na morte de mais de 50 cristãos no estado de Ondo, na Nigéria, fosse investigado.

Durante um debate na Câmara dos Lordes em 11 de janeiro, Alton relembrou seu encontro com Dominic e Margaret Attah, sobreviventes do ataque à Igreja Católica de São Francisco em Owo, que estiveram no Reino Unido para participar dos eventos do ACN #RedWed Wednesday no ano passado.

“Margaret teve as pernas gravemente feridas pela bomba jihadista e teve de amputá-las”, lembrou Alton. “O casal deseja saber – e eu também – por que ninguém foi responsabilizado nessa cultura de impunidade.”

Ele também questionou: “Por que Leah Sharibu – cujo caso tenho destacado regularmente na Câmara dos Lordes, e cuja mãe, Rebecca, acompanhei até o Palácio de Westminster para que ela pudesse se encontrar com membros de ambas as Câmaras – ainda está em cativeiro, tendo sido sequestrada, estuprada e forçada a se converter aos 14 anos?”.

Alton considerou “absurdo” que alguns estejam culpando as mudanças climáticas pelas atrocidades cometidas contra os cristãos na Nigéria

Ao dirigir-se a Benyon, Alton expressou seu desejo de que fosse dada atenção especial à situação na Nigéria, além de repudiar veementemente a sugestão absurda feita por um chefe de estado (Michael D. Higgins, presidente da Irlanda) de que as alterações climáticas foram a causa da morte de 40 pessoas assassinadas em uma igreja em Ondo no Domingo de Pentecostes de 2022.

Alton acrescentou que as mudanças climáticas e os cortes na ajuda impactam o desenvolvimento, mas o mesmo vale para a ideologia jihadista, e não se deve ter medo em abordar essa questão.

Com informações CNA

The post Político católico britânico pede justiça para os cristãos nigerianos mortos no dia de Natal appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...