InícioNotícias da IgrejaPolônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Published on

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por criticar governo comunista da Polônia.

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por criticar governo comunista da polônia.

Varsóvia – Polônia (21/10/2020, 14:45, Gaudium Press) Na última segunda-feira, na Igreja de Santo Estanislau Kostka, em Varsóvia, uma Missa solene foi celebrada para comemorar o martírio do Padre Jerzy Popiełuszko.

A Polônia celebrou com orações o 36º aniversário do martírio do sacerdote assassinado pelos serviços secretos do governo comunista da Polônia dirigido pelo ditador General Wojciech Jaruzelski.

A celebração foi presidida pelo Bispo auxiliar de Varsóvia, Dom Piotr Jarecki que, por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foi transmitida ao vivo pelo rádio e televisão e internet tendo uma participação restrita.
Estavam presentes apenas familiares, alguns membros do atual governo e amigos do sacerdote que foi assassinado aos 37 anos de idade.

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por criticar governo comunista da polônia.

Declarava-se contra o regime comunista que tiranizava a católica Polônia, berço de tantos santos

Na ocasião das comemorações, o Museu “Padre Jerzy Popiełuszko”, localizado na mesma Igreja de Santo Estanislau Kostka , criou um site onde é possível ver vários filmes com memórias e testemunhos da vida do religioso.

Nascido em 1947 em Okopy, Padre Jerzy foi ordenado sacerdote em 1972.
Em 1980, tornou-se capelão do sindicato autônomo Solidarność (Solidariedade) e em suas homilias criticava as atitudes socialistas, injustas e de perseguição religiosa.

Desse modo declarava-se contrário ao regime comunista que tiranizava a católica Polônia, berço de tantos santos.

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por criticar governo comunista da polônia.

Após celebrar sua última Missa foi sequestrado, torturado e martirizado pelos comunistas poloneses

Foi no dia 19 de outubro de 1984, poucas horas depois de celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado por funcionários do governo comunista.
Começava seu calvário: ele foi torturado física e psicologicamente e, finalmente espancado até a morte.

Seu corpo desfigurado pela tortura, só foi encontrado no dia 30 de outubro, –mais de dez dias após o sequestro– boiando nas águas do rio Vístula.

Seu funeral foi uma apoteose, uma manifestação da catolicidade e anticomunismo dos poloneses: quase um milhão de pessoas compareceram ao seu funeral.

Ao longo dos anos seu túmulo na igreja de Santo Estanislau Kostka foi visitado por mais de 20 milhões de fiéis, incluindo São João Paulo II, que ali foi rezar em junho de 1987.

Sob o Pontificado de Bento XVI, no dia 6 de junho de 2010, o sacerdote mártir Padre Popiełuszko foi beatificado. Em 2014 a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos declarou-o padroeiro da instituição da qual era capelão: o Sindicato Solidarność. (JSG)

 

(Foto VaticanNews)

The post Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

São Marcos Evangelista e Mártir

São Marcos, cuja festa a Igreja celebra no dia 25 de abril, foi discípulo...

Papa Francisco se reúne com o vice-presidente de Gana

Após seu encontro com o Pontífice, o representante africano se reuniu com o Secretário...

Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Após examinar as virtudes cardeais, Francisco passou a considerar as virtudes teologais. Redação (24/04/2024 14:03,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...