22.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 14, 2022

Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma promove jornada de estudos sobre eclesiologia

O centro dos estudos é o primeiro volume do VIII tomo da Opera Omnia do Papa Emérito Bento XVI, intitulado: “Igreja: sinal entre os povos”.

Itália – Roma (31/03/2022 13:36, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma iniciou nesta quinta-feira, 31 de março, uma jornada de estudos sobre eclesiologia tendo como ponto de partida o primeiro volume do VIII tomo da Opera Omnia do Papa Emérito, intitulado: “Igreja: sinal entre os povos”.

A conferência, intitulada “A Igreja na eclesiologia de Joseph Ratzinger – Bento XVI”, analisará a obra do Papa Emérito, que reúne várias de suas contribuições sobre o tema da Igreja, fruto de meio século de pesquisa científica, estudo e ensino.

Caridade: sol em torno do qual gira todo o pensamento de Ratzinger

Segundo o professor Pietro Luca Azzaro, co-editor e co-tradutor da obra, “embora seja um livro organizado de forma sistemática, todo leitor, e não apenas o teólogo profissional, fica impressionado com a atualidade dos conteúdos tratados pelo autor”.

Dentre os diversos temas ali tratados, o docente ressalta a caridade que “é o sol em torno do qual gira todo o pensamento de Ratzinger, desde os primeiros passos de seu percurso intelectual, até as últimas encíclicas”.

A contribuição de Ratzinger ao Concílio Vaticano II

Este volume da Opera Omnia do Papa Emérito também trata sobre o Concílio Vaticano II, que teve a participação de Ratzinger como conselheiro teológico do Arcebispo de Colônia, Cardeal Josef Frings. Posteriormente, ele também atuou como perito do Concílio e por fim, em 1965 participou de fato oferecendo uma contribuição fundamental para a renovação da teologia e da eclesiologia.

Segundo Peter Seewald, biógrafo do Papa emérito, uma das principais contribuições de Joseph Ratzinger foi um pequeno artigo escrito quando ele era vice-pároco, intitulado ‘Os Novos Pagãos e a Igreja’. O jovem teólogo havia percebido que “a Igreja estava cheia no dia das grandes festas, mas Jesus Cristo não estava mais tão vivo no coração dos fiéis”. No centro de seu pensamento estava a questão da transmissão e da eficácia da Fé na vida diária. (EPC)

The post Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma promove jornada de estudos sobre eclesiologia appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias