9.7 C
São Paulo
sexta-feira, julho 30, 2021

Por que São Patrício é representado com um trevo na mão?

No dia da festa de São Patrício, 17 de março, os fiéis de origem irlandesa vão às igrejas e saem pelas ruas levando na lapela ou no chapéu um singelo trevo.

Redação (16/03/2021 15:17, Gaudium Press) Quem já teve a oportunidade de observar iluminuras ou vitrais de São Patrício, apóstolo da Irlanda, terá notado que ele costuma ser representado segurando um trevo na mão.

O motivo é que essa humilde erva era utilizada pelo santo Bispo para explicar o mistério da Santíssima Trindade nas tribos por ele evangelizadas: três folhas, três Pessoas distintas, numa única planta, num único ser: Deus.

Particularmente no dia da festa de São Patrício, 17 de março, os fiéis vão às igrejas e saem pelas ruas levando na lapela ou no chapéu um singelo trevo.

De tal forma ele entrou nas tradições irlandesas que, desde o século XVIII, essa planta passou a ser o símbolo nacional.

Apesar de São Patrício ter desenvolvido seu apostolado na Irlanda do século V, apenas no século XVII apareceram os primeiros relatos escritos desta tradição multissecular.

São Patrício, nascido em Gales (algumas fontes afirmam que nasceu na Escócia), foi raptado, levado à Irlanda e feito escravo aos 16 anos. Seis anos depois consegue escapar e é ordenado presbítero na França, onde foi tomado por um ardente desejo de converter seus algozes.

Pouco antes de voltar para a Irlanda, é ordenado Bispo. Numerosos são os milagres com os quais sublinhava sua pregação. Um dos mais famosos prodígios a ele atribuídos foi uma bênção dada ao país fazendo desaparecer da ilha todas as serpentes venenosas.

The post Por que São Patrício é representado com um trevo na mão? appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias