InícioNotícias da IgrejaPresidente da Caritas Líbano manifesta preocupação com o conflito na região

Presidente da Caritas Líbano manifesta preocupação com o conflito na região

Published on

O padre Michel Abboud, presidente da Caritas no Líbano, manifestou sua preocupação em relação ao futuro do país com o aumento da violência no conflito entre Israel e o Hamas

O Papa Francisco viajara para o Libano 1

Redação (02/11/2023 17:00, Gaudium Press) Nas últimas semanas, a região do Oriente Médio tem enfrentado uma escalada de violência com o conflito entre Israel e o Hamas. Diante dessa situação instável, o Líbano se encontra em alerta máximo, especialmente a região sul do país.

A preocupação com o futuro que o conflito pode tomar levou o presidente da Caritas no Líbano, o padre Michel Abboud, a escrever uma carta aberta na qual compartilha sua inquietação.

O sacerdote insta os colaboradores e simpatizantes da Caritas a se prepararem para um período difícil no país. Para ele, o conflito que começou após os ataques terroristas do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, pode impactar profundamente o Líbano.

“É provável que a guerra atual tenha um impacto considerável na situação do nosso país, como vimos na história do Líbano durante conflitos anteriores, particularmente devido à crescente tensão nas fronteiras do sul do Líbano”, detalha o padre Abboud em sua missiva.

As tensões já se fazem sentir na região meridional, onde várias famílias começam a abandonar suas casas e fugir para longe da fronteira israelense, buscando locais mais seguros. Segundo a agência das Nações Unidas para as migrações, até 27 de outubro, o número de deslocados já passava de 29 mil pessoas no interior do Líbano.

Diante dessa conjuntura terrível, a Caritas Líbano prevê a necessidade de se preparar para oferecer ajuda humanitária imediata, fornecendo abrigo, auxílio médico e suporte social aos necessitados.

Conhecendo a crise financeira que há anos assola o Líbano, o padre Michel Abboud exorta a benevolência de doadores do exterior ao considerar a difícil situação da nação libanesa.

Apesar de seu alerta, o presidente da Caritas Líbano espera vivamente que a guerra acabe o quanto antes e que não seja necessário utilizar o estoque de ajuda.

Caritas é uma organização caritativa católica sediada no Vaticano e presente em 200 países. O intuito da associação é promover a caridade ao redor do mundo através de ajuda humanitária. A associação foi fundada em Colônia, na Alemanha, pelo Arcebispo Lorenz Werthmann. (FM)

The post Presidente da Caritas Líbano manifesta preocupação com o conflito na região appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...