InícioNotícias da IgrejaPresidente do Episcopado Peruano pede o equilíbrio entre poderes

Presidente do Episcopado Peruano pede o equilíbrio entre poderes

Published on

Dom Miguel Cabrejos, destacou que a alegria da Páscoa “contrasta com as situações preocupantes que afetam nosso país”.

Foto: Vatican Media

Foto: Vatican Media

Redação (02/04/2024 15:33, Gaudium Press) Em um comunicado intitulado “Por um Peru”, Dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana, enfatizou que a alegria da Páscoa “contrasta com situações preocupantes que afetam nosso país. Ele mencionou que esses desafios representam uma oportunidade para refletir sobre os valores fundamentais que sustentam a sociedade peruana”.

Essas declarações acontecem em um contexto político difícil, marcado pela intervenção do Ministério Público e da invasão da polícia na residência do presidente em exercício.

“Na condição de arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana, eu exorto os órgãos do Estado, assim como as forças da justiça e os tribunais, a estabelecerem pontes de colaboração, diálogo sincero, e um trabalho coordenado e articulado entre os diferentes níveis de governo; buscar um equilíbrio e entendimento entre os poderes em prol do fortalecimento da nossa democracia, governabilidade e da estabilidade política e social do nosso país”.

O presidente da Conferência Episcopal do Peru ressalta que somente com verdade e justiça será possível fortalecer a democracia e unir cada vez mais o Peru, visando o bem-estar de todos.

Ele destacou, no comunicado, a alegria da Ressurreição que contrasta com as situações preocupantes que afetam o Peru, que parece não encontrar caminhos de luz e esperança.

Em face dos recentes desdobramentos relacionados às investigações fiscais e às decisões judiciais que têm gerado comoção no país, surge uma oportunidade para refletir com seriedade sobre os valores fundamentais que sustentam nossa sociedade e que nos iluminam para encontrar o verdadeiro caminho na busca da verdade.

O primeiro é o Peru, disse ele, e pediu à população peruana, por sua responsabilidade e corresponsabilidade, que busque soluções para os conflitos “sem paixão, com adesão à legalidade, respeito às pessoas, devido procedimento e garantias constitucionais”.

Busca na residência oficial da presidente

Na última sexta-feira, um grupo de procuradores e agentes da Polícia Nacional realizou uma diligência de busca tanto na residência da presidente do Peru, Dina Boluarte, como no Palácio do Governo, no âmbito de uma investigação preliminar por suposto enriquecimento ilícito. Há suspeitas de que Boluarte não tenha declarado uma coleção de relógios de luxo.

A ação policial teve início na madrugada de sexta-feira, quando os agentes arrombaram a fechadura da porta principal da residência de Boluarte, em Lima de Surquillo, após baterem repetidamente sem resposta. De acordo com um documento policial obtido pela AFP, aproximadamente 40 agentes e magistrados se deslocaram à residência, que foi cercada, para realizar a busca e apreender os relógios Rolex.

A presidente não estava em casa no momento, porém um de seus filhos estava presente, conforme divulgado pela mídia local. Posteriormente, um dos advogados da presidente compareceu ao local.

Boluarte está confiante de que os aliados do governo no Congresso não apoiarão a sua destituição.

Com informações Infocatolica

The post Presidente do Episcopado Peruano pede o equilíbrio entre poderes appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...