InícioNotícias da IgrejaPrimavera de vocações na Província Dominicana do Norte da Itália

Primavera de vocações na Província Dominicana do Norte da Itália

Published on

“Talvez seja por causa do encanto do nosso hábito preto e branco, ou das orações de tantos fiéis” – diz, sorrindo, o atual prior da Província de São Domingos, Fr. Daniele Drago de Livorno.

Foto: L'Osservatore Domenicano/ X (twitter)

Foto: L’Osservatore Domenicano/ X (twitter)

Redação (17/11/2023 15:03, Gaudium Press) A província dominicana do norte da Itália que se estende até a Turquia está vivendo uma primavera de vocações. Muitos dos postulantes já são profissionais, alguns até com doutorado.

“Talvez seja por causa do encanto do nosso hábito preto e branco, ou das orações de tantos fiéis”, diz, sorrindo, o atual prior da Província de São Domingos, Fr. Daniele Drago de Livorno, “mas a verdade é que vemos um crescimento constante de vocações em nossa província: em média, a cada ano, cerca de sete jovens escolhem usar o hábito dominicano”.

Atualmente, a Província dominicana do norte da Itália é composta por aproximadamente 170 religiosos, com mais de 40 em formação, e 14 conventos de Bolzano a Ancona, incluindo locais prestigiosos de memória histórica, como a Santa Maria delle Grazie, em Milão, e a Basílica Patriarcal de São Domingos, em Bolonha, onde repousam os restos mortais do fundador, São Domingos de Guzmán (1170-1221).

“O que mais nos surpreende é a origem destes rapazes ou homens, com vocações mais adultas”, continua Fr. Drago, “porque são 95 por cento italianos. Entre eles, há também sacerdotes diocesanos que decidem se tornar frades. Graças a este aumento de entradas, a nossa pequena província religiosa, depois da Polônia, é a que tem mais vocações na Europa, no momento”.

Todos esses novos frades “iniciam então um percurso de formação até os votos solenes e o sacerdócio que dura aproximadamente 9 anos. Um longo período formativo, mas os casos de abandono são muito raros”, enfatiza o provincial.

“Muitos deles vêm de famílias feridas e de um ambiente não mais católico como era no século 20. Eles trazem consigo um percurso familiar muito “patchwork”, como aconteceu com um dos nossos ilustres confrades, o Cardeal Arcebispo de Viena, Christoph Schönborn. Apesar disso, encontram em nossos conventos a sua casa, a sua pátria interior, onde experimentam o respeito pelas suas inclinações carismáticas”.

Neste ressurgimento vocacional, o Pe. Drago destaca a importância da “escuta, da oração, da vida comunitária, do estudo contemporâneo de nosso Tomás de Aquino, o que eu definiria como ‘tomismo criativo’, da convivência em nossos conventos, de forma proporcional, de frades jovens com os mais velhos e experientes”.

 Com informações Avvenire.

 

The post Primavera de vocações na Província Dominicana do Norte da Itália appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...