12.5 C
São Paulo
sexta-feira, julho 30, 2021

Publicadas indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa em Portugal

A Conferência Episcopal Portuguesa recordou d documento apresentado pelo Vaticano no qual são apresentadas orientações para a celebração da Semana Santa no contexto da pandemia.

Portugal – Lisboa (22/03/2021 15:19, Gaudium Press) O Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal publicou esta semana indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa em tempo de pandemia.

A Semana Santa é iniciada com o Domingo de Ramos, no qual se recorda a entrada triunfante de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, seis dias antes de sua Paixão.

Domingo de Ramos

Para o Domingo de Ramos é recomendado evitar a aglomeração de fiéis. Além disso, os ministros “ministros e fiéis podem ter nas mãos um ramo de oliveira ou a palma, mas não é permitida entrega ou troca de ramos”.

Durante a Missa de Domingo de Ramos, é permitido realizar uma entrada simples ou solene, na qual o sacerdote, concelebrantes, diáconos e ministros “dirigem-se para um lugar adequado, fora do presbitério, onde possam ser vistos ou, pelo menos, ouvidos”.

Do alto do Calvário, Jesus na cruz disse sete palavras, ou melhor sete frases pronunciadas durante a crucifixão. Eis um tema de meditação para a Semana Santa.

Semana Santa

Diferentemente do que ocorreu em 2020, as celebrações da Semana Santa e a Vigília Pascal deste ano, que ocorrerão entre os dias 28 de março e 4 de abril, contarão com a presença do público.

Desde o dia 15 de março de 2021 as celebrações públicas da Missa contam com a participação de fiéis, entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa ainda não liberou as procissões e outras manifestações populares.

Na noite do Sábado Santo, também conhecida como Vigília Pascal, honra-se a sepultura de Jesus Cristo, sua descida ao Limbo e celebra-se sua gloriosa Ressurreição.

Vigília Pascal

Por conta da pandemia, foram feitas algumas adaptações na celebração de alguns elementos da Vigília Pascal. Uma dessas mudanças diz respeito à luz do círio que é distribuída pela assembleia.

Foram dadas duas opções para esta cerimônia: “os fiéis não acendem as suas velas” ou, realizando-se o rito como previsto no Missal Romano, “a aproximação entre pessoas será apenas de alguns segundos e que todos os intervenientes terão devidamente colocada a proteção facial”.

Liturgia batismal

Tratando sobre a liturgia batismal, o Secretariado Nacional de Liturgia ressalta que a celebração litúrgica dos sacramentos, “depende apenas da autoridade eclesiástica e do discernimento pastoral”, pelo que podem celebrar-se Batismos na Vigília Pascal, “é até desejável que isso aconteça”.

A Conferência Episcopal Portuguesa recorda ainda o documento apresentado pelo Vaticano no dia 17 de fevereiro no qual são apresentadas orientações para a celebração da Semana Santa no contexto da pandemia. (EPC)

The post Publicadas indicações para a celebração da Semana Santa e Páscoa em Portugal appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias