21.6 C
São Paulo
segunda-feira, julho 26, 2021

Quando começa a Quaresma?

Uma carta apostólica de Paulo VI, indica que “o tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa”.

Uma carta apostólica de Paulo VI, indica que “o tempo da Quaresma vai da  Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa”.    Redação (16/02/2021, 13:35,  Gaudium Press) A Quaresma, é aquele tempo litúrgico em que por 40 dias a Igreja convida os fiéis à penitência e à conversão e incentiva o Povo de Deus a se preparar para acompanhar e viver de fato os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quaresma: tempo especial no ano litúrgico, propício para oração, mortificação, caridade

Sendo um período especial dentro do ano litúrgico católico, a Quaresma tem também características muito próprias.
Nela a oração, a mortificação e a caridade se distinguem como as principais práticas quaresmais.
Ela é também um tempo propício para a prática do jejum, da abstinência das práticas de caridade.

Desde o século IV os primeiros cristãos iniciaram as práticas quaresmais

A prática do período quaresmal vem do século IV. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum.
Por volta do ano 350 depois de Cristo, a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma

Quaresma: por que 40 dias e o que recordam eles?

Os quarenta dias da Quaresma representam os 40 dias e as 40 noites em que Jesus passou no deserto.
Além, de representar os 40 dias que Jesus passou no deserto, o mesmo termo representa os 40 dias do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos da peregrinação do povo de Israel no deserto.

Quando começa a Quaresma?

A carta apostólica do Papa Paulo VI, onde ele aprova as normas Universais do Ano Litúrgico e o Calendário Romano geral, diz que “o tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa”.

Em 2021 a Quaresma inicia-se na quarta-feira, 17 de fevereiro, quando a Igreja celebra os atos litúrgicos da Quarta-feira de Cinzas iniciando os 40 dias de preparação para a Páscoa.

Após a Missa desse dia, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas:
“Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Qual é o último dia da Quaresma?

Tendo sido iniciada com a Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma se prolonga até a Quinta-feira Santa, com a “Missa na Ceia do Senhor”.

Neste ano de 2021 a Quaresma se encerra na quinta-feira, dia 1º de abril.

The post Quando começa a Quaresma? appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias