InícioNotícias da IgrejaQuem era a religiosa cujo corpo foi encontrado incorrupto nos EUA?

Quem era a religiosa cujo corpo foi encontrado incorrupto nos EUA?

Published on

A descoberta do corpo incorrupto de Madre Wilhelmina Lascaster, OSB, nos Estados Unidos, ainda repercute.

Irmã Wilhelmina Lancaster - Cortesia Benedictines of Mary

Irmã Wilhelmina Lancaster – Cortesia Benedictines of Mary

Redação (26/05/2023 14:56, Gaudium Press) Nos últimos dias, a mídia, oficialmente católica ou não, noticiou a surpreendente descoberta do corpo incorrupto de Madre Wilhelmina Lascaster, OSB, fundadora das beneditinas de Maria, Rainha dos Apóstolos, falecida há quatro anos.

Por exemplo, em uma reportagem a CNN noticiou que agora há milhares de pessoas que estão indo ver o corpo incorrupto que se encontra na abadia das beneditinas, na zona rural do Missouri. O corpo da religiosa, afro-americana, foi exumado no dia 18 de maio passado com vista à sua transferência para o local de descanso final dentro da capela do mosteiro.

Enquanto se aguarda a investigação canônica, a Catholic News Agency (CNA) forneceu alguns dados biográficos da religiosa.

Mary Elizabeth Lancaster nasceu em 13 de abril de 1924, em St. Louis, a segunda de cinco filhos de pais católicos. Wilhelmina é seu nome religioso.

Ela teve uma experiência mística aos 9 anos de idade, quando Jesus a convidou para ser sua. Quando completou 13 anos, o pároco perguntou-lhe se ela queria ser religiosa Embora ela nunca tivesse pensado nisso, a ideia agradou-lhe, e ela resolveu escrever para as Irmãs Oblatas da Providência em Baltimore. As irmãs pedem para ela esperar, porque ainda era muito jovem.

A “carta”, apenas algumas linhas simples, mostra a inocência, a fé e a franqueza da jovem:

“Querida Madre Superiora”, lê-se. “Sou uma jovem de 13 anos e gostaria de ser religiosa. Pretendo ir ao seu convento logo que possível. Vou terminar o ensino fundamental no mês que vem. O que eu quero saber é se devo levar algo para o convento e o que devo levar. Espero não estar incomodando, mas tenho o coração inclinado para me tornar religiosa (claro que sou católica). Deus abençoe a senhora e aquelas que estão sob seu comando. Respeitosamente, Mary Elizabeth Lancaster.”

Na escola, impregnada por uma mentalidade não católica, ela era insultada devido à sua cor, apelidada de “gotas de chocolate”. Mas ela nunca guardou rancor de seus companheiros batistas ou metodistas.

Ela era a melhor aluna da classe. Depois de formada, ingressou nas Oblatas, permanecendo com essas irmãs por 50 anos.

Talvez fruto de uma má-interpretação do espírito do Concílio Vaticano II, a comunidade quis prescindir do hábito tradicional, mas ela procurou preservar o seu, chegando mesmo a confeccionar um para si quando as irmãs pararam de confeccioná-los.

“Ela passou muitos anos lutando pelo hábito”, disse a atual superiora da comunidade. Para Madre Wilhelmina o hábito era a veste da noiva de Cristo. Inclusive o hábito salvou sua vida. Ela estava lecionando em Baltimore, quando um aluno descontente tentou acertar seu pescoço com uma faca. Mas a gola do hábito, feita com plástico rígido de uma garrafa, impediu que a faca a atingisse.

Certo vez, ela ouviu falar que a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro tinha iniciado um grupo de irmãs, e redescobriu o rito extraordinário da missa, que a encantou.

“E um dia, ela fez as malas – já tinha 70 anos – e foi fundar essa comunidade; um salto completo de fé”, contou Madre Cecília atual abadessa.

Em 1995 fundou a comunidade, em Scraton, Pensilvânia, com a ajuda de um membro da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro. Assumiu a regra de São Bento e o cântico do Ofício Divino em latim. Com o tempo, assumiu um carisma mais contemplativo e marcadamente mariano, com especial ênfase na oração pelos sacerdotes.

3cadfdf0 2a18 4968 bdb4 5508127cc172 789x1124 250x356 1Ela propôs para a nova comunidade voltar à observância regular, algo que ela havia pedido durante o capítulo geral das Irmãs Oblatas da Providência. “O uso do hábito, a entrega de todo o dinheiro a um ecônomo comum, a obediência à autoridade legal em todos os departamentos, a guarda da clausura e do silêncio nos devidos tempos e lugares, e a convivência de uma autêntica vida fraterna”.

Em 2006 a comunidade mudou-se para sua sede atual, na Diocese de Kansas City-St. Joseph, no Missouri, a convite do bispo Robert W. Finn.

Em 2018, foi consagrada a Abadia de Nossa Senhora de Éfeso, e como abadessa, foi eleita Madre Cecília, ficando a irmã Wilhelmina sob sua autoridade. Logo depois, em 2019, sete irmãs deixaram a abadia para estabelecer a primeira filial da Ordem, o Mosteiro de São José em Ava, Missouri.

Pouco antes de morrer, ela deixou uma recomendação para a comunidade: “Devoção a Nossa Santíssima Mãe, devoção verdadeira a Nossa Santíssima Mãe”. De fato, as últimas palavras da Irmã Wilhelmina foram um cântico de louvor a Nossa Senhora.

The post Quem era a religiosa cujo corpo foi encontrado incorrupto nos EUA? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...