InícioNotícias da IgrejaQuem planta ventos, colhe tempestade: taxa de natalidade despenca na China

Quem planta ventos, colhe tempestade: taxa de natalidade despenca na China

Published on

A ditadura comunista chinesa começa a colher os resultados de sua antinatural e desastrosa política demográfica. Os casamentos diminuíram 12% e os nascimentos 18%.

A ditadura comunista chinesa começa a colher os resultados de sua antinatural e desastrosa política demográfica. Os casamentos diminuíram 12% e os nascimentos 18%. 

Redação (13/05/2021, 15:00, Gaudium Press) Os jovens chineses não querem ter filhos: custa muito caro manter um filho… e o governo comunista não oferece nenhuma ajuda.
Segundo pensam as novas gerações de chineses, é preferível deixar de ser pai para, então, poder manter seu padrão de vida. 
Renúncia de ser pai, não ter filhos: eis aí o grande problema que as autoridades chinesas passaram a enfrentam à medida que o país caminha para um verdadeiro colapso demográfico.

Em 2020, pelo sétimo ano consecutivo, cai o número casamentos: 40% em relação a 2013

De acordo com o Ministério dos Assuntos Civis, no ano passado foram registrados 8,1 milhões de casamentos, uma queda de 12% em relação a 2019.
E este já é o sétimo ano consecutivo que acontece uma queda no número de casamentos. Fazendo uma comparação: os números de 2020 representam uma redução de 40% em relação a 2013.

Uma política antinatural e ateia leva ao envelhecimento da população

O Instituto Nacional de Estatística divulgou os resultados do último censo nacional: em 2020, a população ultrapassava 1,4 bilhão, mas comparando com 2019, os nascimentos caíram 18%: de 14,65 o número de nascimentos de novos chineses baixou para 12 milhões.O censo revela que as mulheres chinesas em idade fértil dão à luz 1,3 filhos cada uma e esta é uma taxa que está longe dos 2,1 necessários para que a estabilidade da população de um país possa ser mantida.

Esta taxa de índice de nascimentos é ainda inferior ao índice de fertilidade do Japão que é um dos países com a população mais velha do mundo. 
Com a política do filho único, surgiu outro problema: a população masculina supera em muito a população feminina. Na faixa de 15 a 19 anos, existem 118,39 homens para cada 100 mulheres.

Alguns pesquisadores estimam que nos próximos 10 anos a proporção de mulheres chinesas entre 22 e 35 anos diminuirá em mais de 30%.

Basicamente a situação atual confirma o fracasso da política do filho único por casal 

O envelhecimento da população e a diminuição do número de pessoas em idade ativa exigem uma modificação e adaptação da estrutura económica. De acordo com vários observadores, a taxa de envelhecimento na China é maior do que o acúmulo de riqueza.
E, para os dirigentes de Pequim, a queda óbvia da força de trabalho é uma ameaça: o regime baseia sua legitimidade no crescimento econômico e na promessa de bem-estar para os chineses. 

Em abril, o Banco Central da China recomendou ao governo que abandonasse as políticas de controle de natalidade, porque se medidas desse tipo não forem tomadas, o país perderá seu vigor econômico. Os pesquisadores do instituto da moeda basicamente confirmaram o fracasso da política do filho único implementada no passado. 

Colapso demográfico é fruto de uma política imoral, ateia e antinatural de controle de natalidade

Vários especialistas argumentam que o cancelamento das políticas de controle de natalidade não será suficiente para evitar o colapso demográfico, pois, os chineses também precisam ser incentivados a constituir família. 
As famílias devem também receber subsídios para compensar os custos profissionais e os sacrifícios que enfrentam se decidirem ter filhos. 

É um grande desafio os comunistas chineses: muitas sociedades ocidentais, com sistemas de bem-estar generosos são incapazes de conter a queda da taxa de natalidade. (JSG)
(Com informações e Ásia News-InfoCatólica)

The post Quem planta ventos, colhe tempestade: taxa de natalidade despenca na China appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Em 21 de janeiro de 1794, a Revolução Francesa assassinou 14 sacerdotes

 O seu crime: serem sacerdotes e terem recusado prestar juramento à Constituição Civil do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...