29.9 C
São Paulo
segunda-feira, novembro 29, 2021

QUINTA-FEIRA DA 2ª SEMANA DA PÁSCOA

(branco – ofício do dia)

Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)

Proibidos de ensinar em nome de Jesus, os apóstolos escolhem obedecer a Deus e não aos chefes, apesar das consequências. Esta liturgia nos infunda coragem para anunciarmos o Cristo, nosso guia e Salvador.

Primeira Leitura: Atos 5,27-33

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o guia supremo e salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 33Quando ouviram isso, ficaram furiosos e queriam matá-los. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 33(34)

 

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. / Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! – R.

2. Mas ele volta a sua face contra os maus / para da terra apagar sua lembrança. / Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta / e de todas as angústias os liberta. – R.

3. Do coração atribulado ele está perto / e conforta os de espírito abatido. / Muitos males se abatem sobre os justos, / mas o Senhor de todos eles os liberta. – R.

Evangelho: João 3,31-36

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creem sem ter visto (Jo 20,29). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O texto é a conclusão do capítulo três, que começa com o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus, vindo do alto, é o mais eminente enviado de Deus e o mais apropriado para nos revelar as coisas do alto. Quem é terreno preocupa-se apenas com as coisas terrenas. Devemos lembrar que estamos no mundo, mas não somos do mundo, ou seja, nossa preocupação primeira não deve se concentrar em coisas insignificantes: somos convidados a dar mais atenção aos valores perenes que dignificam a vida humana. Precisamos dar o justo valor às coisas do céu (cumprir a vontade de Deus) e às coisas da terra (o que é secundário, que pode ser dispensado). Deus ama cada um de nós como amou seu Filho, Jesus, e nos dá o Espírito que nos ilumina para discernirmos o que é fundamental em nossa vida e o que pode ser dispensado.

Oração
Senhor Jesus, procedes do Pai, por isso dás testemunho do que viste e ouviste. Falas as palavras de Deus e doas o Espírito sem medida. Afirmas que “o Pai ama o Filho e lhe entregou nas mãos todas as coisas”. E nos dás a garantia de que “quem acredita no Filho possui a vida eterna”. Amém.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias