InícioNotícias da IgrejaRelatório mostra números da Igreja Católica na Bélgica

Relatório mostra números da Igreja Católica na Bélgica

Published on

A recente divulgação do Relatório Anual da Igreja na Bélgica referente a 2022 revela números preocupantes do Catolicismo no país

Bispos belgas: como muitos crentes, sentimos esse bloqueio das celebrações religiosas públicas nas igrejas como uma limitação à experiência de nossa fé.

Redação (23/11/2023 18:00, Gaudium Press) A recente divulgação do Relatório Anual da Igreja na Bélgica referente a 2022 revela números preocupantes para o Catolicismo no país. A Bélgica está enfrentando um fenômeno lamentável, comum em diversos países europeus, que é a redução da participação na Missa dominical. O relatório estatístico mais recente, publicado no dia 15 de novembro, indica uma queda de 40% no número de pessoas que frequentam o Serviço Dominical.

Os dados comparam os anos de 2017 e 2022. Mesmo que tenha ocorrido um leve aumento nos números desde o período anterior à pandemia de Covid-19, as estatísticas apontam para uma população cada vez menos comprometida com a missa dominical. Em termos específicos, o documento revela que em 2017, 286.393 pessoas frequentavam regularmente as Missas, enquanto em 2022, esse número diminuiu para 172.968.

Os sacramentos também conhecem uma tendência decrescente. Entre 2021 e 2022, o número de batismos aumentou em 17%, assim como o número de casamentos que registrou um aumento de 72% de um ano para o outro, fenômeno certamente influenciado pelo fim da crise sanitária. Contudo, se comparados os anos de 2017 a 2022, os batismos e matrimonio tiveram uma diminuição de 15% e 12% respectivamente. As confirmações diminuíram 21% ao longo de seis anos.

O cenário é também preocupante em relação ao clero, com uma perda de 33% no número de padres diocesanos ao longo de seis anos. Entre os sacerdotes religiosos a diminuição foi de 22% passando de 2.205 em 2017 para 1.723 em 2022. Ainda assim, a porcentagem da população que se declara católica permanece relativamente estável, indicando que metade dos belgas ainda se identifica com a fé católica.

Apesar dos números dramáticos, o relatório apresenta alguns dados positivos. De fato, houve um aumento no número de peregrinos em 2022, com os quatro principais santuários marianos (Banneux, Beauraing, Oostakker e Scherpenheuvel) recebendo um total de 1,27 milhão de visitantes. Além disso, os pedidos formais para deixar a Igreja diminuíram, passando de 5.237 em 2021 para 1.270 em 2022. (FM)

The post Relatório mostra números da Igreja Católica na Bélgica appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...