InícioNotícias da IgrejaResposta das religiosas de Belorado: a delegação invadiu o mosteiro de forma...

Resposta das religiosas de Belorado: a delegação invadiu o mosteiro de forma não autorizada

Published on

Continua a polêmica com as religiosas do mosteiro de Santa Clara de Belorado, que deixaram a sua versão dos acontecimentos da última quinta-feira em sua conta do Instagram.

540px Belorado Convento de Santa Maria de Bretonera Clarisas 02

Redação (08/06/2024 11:35, Gaudium Press) Após proibirem formalmente a entrada da delegação do comissário pontifício em seu mosteiro e acionarem a Guarda Municipal – o que gerou grande repercussão –, as religiosas do mosteiro de Santa Clara de Belorado deixaram a sua versão do ocorrido em sua conta do Instagram.

Elas acusam a delegação enviada pelo Comissário Pontifício de “invadir o mosteiro de forma não autorizada” e “exigir” oralmente as chaves e a documentação do mosteiro “sem qualquer documento que o fundamentasse”.

Ademais, acusaram o arcebispo de Burgos, Dom Mario Iceta, de “usurpar sua representação legal ao acessar a administração dos imóveis e o controle das contas bancárias”, às quais elas deixaram de ter acesso em 4 de junho.

No Instagram, as religiosas de Belorado destacaram que a delegação compareceu ao mosteiro “para exigir a entrega das chaves e documentação do mosteiro, inclusive as folhas de pagamento”, bem como para convocá-las a depor perante o Tribunal Eclesiástico do Arcebispado de Burgos, para se defenderem “de um crime de cisma, com ameaça de excomunhão se não comparecerem”.

“Aproveitando-se de uma visita autorizada recebida no parlatório, o secretário de Dom Mario Iceta, a secretária da Federação das Clarissas e o representante de Dom Mário invadiram o local de forma não autorizada”, continuam as religiosas no Instagram.

Elas assinalaram ainda que, durante esta visita, eles ofereceram ajuda econômica “uma vez que usurparam a titularidade das contas correntes, deixando-nos sem acesso aos recursos obtidos com o nosso trabalho, e doados pelos nossos benfeitores”.

“Antes de entrarem no salão, já tinham ultrapassado a proibição de entrar em propriedade privada que aparece à entrada do mosteiro”, declararam as clarissas. Dessa forma, diante tais acontecimentos, “‘visitantes’ inesperados foram ordenados a abandonar as instalações” e que, no caso do representante do comissário pontifício, “a presença da Guarda Civil foi necessária para o conseguir”.

“É realmente difícil qualificar todos estes fatos como sinais de paciência e diálogo”, concluem as religiosas.

Elas fixaram no Instagram uma imagem do decreto do Tribunal Eclesiástico do Arcebispado de Burgos, onde são convocadas a comparecer perante este tribunal, no prazo de dez dias.

The post Resposta das religiosas de Belorado: a delegação invadiu o mosteiro de forma não autorizada appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quinta-Feira da 10° Semana do Tempo Comum

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA (branco, pref. comum ou dos pastores –...

Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja

Francisco de Assis, que encontrou o jovem frei Antônio por ocasião do capítulo geral,...

Iraque: Estado reconhece Cardeal Sako como Patriarca da Igreja

O primeiro-ministro iraquiano, Muhammad Shiaa al-Sudani, assinou um decreto “nomeando” o cardeal iraquiano Louis...

Bispos poloneses pedem proteção do nascituro frente à agenda política para impor o aborto

“Ninguém, em nome da liberdade pessoal, tem o direito de decidir sobre a vida...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...