Ruínas da cidade de Betsaida são encontradas por arqueólogos

Must Read

Santa Teresa morreu de amor

Santa Teresa de Jesus teve seu coração transpassado por uma seta de fogo. Redação (15 de outubro de 2020 17:44,...

Igreja é profanada e roubada no México

O ato sacrílego ocorreu durante a madrugada. Capelão celebrou uma Santa Missa na capela em reparação por esta grave...

Há três anos eram canonizados os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Os Santos Mártires foram canonizados em 15 de outubro de 2017, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, na Praça...


A cidade de Betsaida é uma das mais mencionadas no Evangelho. Foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou inúmeros milagres, incluindo a multiplicação dos pães e peixes.

Redação (04/09/2020 11:00, Gaudium Press) Uma equipe de arqueólogos chefiada por Rami Arav, professor do Departamento de Filosofia e Religião e do Departamento de História da Universidade de Nebraska (Estados Unidos), assegura ter encontrado as ruínas da cidade bíblica de Betsaida na Terra Santa.

Segundo o jornal israelense ‘Haaretz’, a descoberta ocorreu no sítio arqueológico de Et-Tell, localizado na Cisjordânia, a apenas um quilômetro e meio do Mar da Galiléia. Neste local, estudado durante 32 anos pelos especialistas, foram desenterradas fortificações monumentais, a porta da cidade e o que se acredita ser o armazém de alimentos.

Em declarações ao ‘Daily Mail’, Arav ressaltou que “as fontes antigas impõem vários requisitos para a identificação de Betsaida e que essas descobertas em et-Tell convenceram não somente a mim, mas a um grupo de especialistas”.

Pesquisadores recorreram aos escritos do historiador Tito Flavio Josefo

Durante sua pesquisa, o professor Arav chegou a recorrer aos escritos do historiador judaico-romano do primeiro século, Tito Flavio Josefo, que ao descrever Betsaida, especifica que a cidade se encontra “no baixo Golã, próximo ao estuário do rio Jordão”, coincidindo exatamente com o sítio arqueológico Et-Tell.

No sítio arqueológico de Et-Tell também se encontrou uma estela, que representa ao deus da lua. Através desta peça, Arav e seus colegas encontraram ferramentas para identificá-la como a capital do reino de Geshur da Idade de Ferro, que mais tarde se tornaria Betsaida.

Distância do mar da Galileia

Apesar de Et-Tell estar localizada a quase dois quilômetros do mar da Galileia, ao contrário da descrição da bíblica de Betsaida, na qual a região é acessível por barco, acredita-se que isso se deva aos movimentos tectônicos e mudanças nos níveis de água. “É necessário recordar que o Mar da Galileia está justamente no meio da fenda sírio-africana e está sujeito a mudanças tectônicas”, acrescenta Arav. Além disso, no local foram descobertas ferramentas de pesca.

A cidade de Betsaida na Bíblia

Nas Sagradas Escrituras, a cidade de Betsaida, na região da Galileia, é uma das mais mencionadas nos Evangelhos. Foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou inúmeros milagres, incluindo a multiplicação de cinco pães e dois peixes para alimentar cinco mil pessoas, restaurou a visão de um cego e caminhou sobre as água. Desta cidade são provenientes os apóstolos São Pedro, Santo André e São Felipe. (EPC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × 4 =

Latest News

Santa Teresa morreu de amor

Santa Teresa de Jesus teve seu coração transpassado por uma seta de fogo. Redação (15 de outubro de 2020 17:44,...

Igreja é profanada e roubada no México

O ato sacrílego ocorreu durante a madrugada. Capelão celebrou uma Santa Missa na capela em reparação por esta grave ofensa. México – Durango (15/10/2020 16:00,...

Há três anos eram canonizados os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Os Santos Mártires foram canonizados em 15 de outubro de 2017, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro. Redação (15/10/2020, 16:40, Gaudium...

Bispo Mexicano: presidente deve pedir perdão pelos massacres de Católicos

Bispo recomenda que governo de López Obrador peça perdão pelos massacres de católicos ocorridos durante a chamada “guerra cristera” que aconteceu no México de...

Os Corpos Incorruptos dos Santos: quando só resta a explicação da Fé

Os espíritos racionalistas, ou simplesmente contrários à Fé de Cristo, sempre tiveram problemas com os corpos incorruptos, pois sua existência é uma afirmação, embora...

More Articles Like This