InícioNotícias da IgrejaRússia: Sacerdote é condenado à prisão por criticar a invasão à Ucrânia

Rússia: Sacerdote é condenado à prisão por criticar a invasão à Ucrânia

Published on

Um sacerdote russo foi condenado a três anos de prisão por criticar a invasão da Ucrânia

justica sentenca

Redação (01/09/2023 14:00, Gaudium Press) O padre Ioann Kourmoïarov foi condenado a três anos de prisão em São Petersburgo, informou o tribunal. O padre havia criticado na internet a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Um comunicado publicado no Telegram informa que o padre foi reconhecido culpado por cometer uma infração e que a pena aplicada foi de três anos de prisão em uma colônia penitenciária. Além da prisão, o padre fica proibido de se manifestar pela internet pelo período de dois anos.

Ioann Kourmoïarov é um sacerdote da Igreja Ortodoxa Russa. Ele se manifestou no YouTube contra a invasão à Ucrânia, afirmando que a intervenção militar é uma agressão e exortou os fiéis a condenarem o ato.

Segundo a Organização não governamental Amnesty International, que defende os direitos humanos pelo mundo, o padre foi destituído do sacerdócio em 1º de abril de 2022, e no dia 7 de junho, ele foi detido acusado de difundir informações falsas.

No mês de fevereiro passado, o Parlamento Europeu emitiu uma resolução exigindo a libertação do padre e de todos os outros prisioneiros políticos detidos por se oporem à intervenção russa.

Desde o início da guerra na Ucrânia, poucas autoridades religiosas se pronunciaram abertamente contra a decisão russa. O Patriarca Kirill, líder da Igreja Ortodoxa Russa e figura religiosa de cerca de 150 milhões de pessoas, instou o apoio às autoridades do país.

Além do padre Ioann Kourmoïarov e de outras personalidades proeminentes que condenaram a invasão, muitos outros cidadãos foram condenados por protestar ou mesmo por compartilhar mensagens nas redes sociais. (FM)

Com informações de AFP

The post Rússia: Sacerdote é condenado à prisão por criticar a invasão à Ucrânia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...