InícioNotícias da IgrejaSacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Published on

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, presidiu a beatificação do sacerdote mártir comunista Michał Rapacz (1904-1946), no Santuário da Divina Misericórdia de Łagiewniki, na Cracóvia.

Foto: Vatican News/EpiskopatNews

Foto: Vatican News/EpiskopatNews

Redação (15/06/2024 19:17, Gaudium Press) O testemunho de Michał Rapacz, sacerdote e mártir, é adicionado à série de santos e beatos que honraram a Igreja de Cracóvia desde a época de Santo Estanislau. “A beatificação de hoje é um sinal de consolação por parte de Deus, num tempo ainda ferido pela violência e pela guerra em muitas partes do mundo, e não muito longe daqui”, ressaltou o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos em sua homilia. O sacerdote polonês foi assassinado por odium fidei – por ódio à fé – em 1946 pelos comunistas.

Martírio do Pe. Michał Rapacz

O Pe. Michał Rapacz nasceu em 1904 e em 1926 ingressou no Seminário Superior de Cracóvia. Foi ordenado sacerdote em 1 de fevereiro de 1931, e nos anos de 1931 a 1933 trabalhou como vigário em Płoki, e depois em Rajcza nos anos de 1933-1937.

O zeloso ministério do Pe. Michał Rapacz tornou-se a causa do assédio das autoridades comunistas contra a sua pessoa. No entanto, durante um dos seus sermões, o Pe. Rapacz declarou: “mesmo que eu caia morto, não deixarei de anunciar este Evangelho e não renunciarei à minha própria cruz”.

No final da guerra, em uma Polônia sob o jugo stalinista soviético, em 11 de maio de 1946, pouco antes da meia-noite, um grupo de 20 homens armados atacou a reitoria de Płoki, sequestrando o Padre Michał e matando-o em uma floresta próxima. O corpo foi encontrado na manhã do dia 12 de maio por fazendeiros que levavam o gado para o pasto. Ele tinha 42 anos de idade. Os autores do crime nunca foram identificados. De fato, a investigação foi realizada com métodos típicos do regime comunista, visando ocultar a realidade dos fatos e, principalmente, o motivo.

Eucaristia: fundamento da vida

Meditando sobre a Eucaristia como sacramento da misericórdia, o cardeal italiano quis sobretudo encorajar os jovens a abraçar o Evangelho com todo o seu ser, seguindo o exemplo do Beato Michał Rapacz. “Em pouco mais de 40 anos de vida, amadureceu a maior sabedoria: a de saber discernir a quem entregar todo o seu ser”, disse o cardeal Semeraro, lembrando que no “sim sacerdotal” do beato Michael Rapacz ecoa o “sim” de Jesus Cristo.

Com efeito, a Eucaristia foi o fundamento de sua vida como homem de Deus. “Difundir o amor de Cristo presente no Pão consagrado foi para ele o único antídoto eficaz contra o ateísmo, o materialismo e todas as visões do mundo que ameaçam a dignidade humana”, assegurou o cardeal.

“Da celebração da Santa Missa e da adoração ao Santíssimo Sacramento, ele extraiu força e energia interiores, capazes de transformar a vida e o mundo, a vida cotidiana e a história”, enfatizou o Cardeal Semeraro, apontando para a profunda espiritualidade do novo beato polonês.

E o Cardeal Semeraro contou que todas as noites, segundo documentos e testemunhos, o sacerdote entrava na igreja, colocava-se em frente ao tabernáculo, prostrava-se no chão em forma de cruz e, ali, o status animarum de seus paroquianos se tornava seu livro de orações, intercedendo por cada um e pelas famílias de sua comunidade. “Deste modo, Michał Rapacz ensina-nos que a Eucaristia não é apenas a fonte do bem, mas que é também a sua realização, porque nela a agitação do homem, a sua busca e todas as suas necessidades, encontram refúgio”.

Com informações Vatican News

The post Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...