18.1 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 3, 2021

Salesiano espanhol assassinado na África recebe condecoração

O Salesiano, Pe. Antonio César Fernández, assassinado em 2019 em Burquina Fasso, recebeu a condecoração póstuma da Grande Cruz da Ordem do Mérito Civil

Espanha (28/10/2021 13:15, Gaudium Press) O missionário salesiano Padre Antonio César Fernández, assassinado em fevereiro de 2019 em Burquina Fasso, por jihadistas, recebeu a condecoração da Grande Cruz da Ordem do Mérito Civil.

Após reunião geral, o conselho de ministros aprovou que o sacerdote recebesse a medalha postumamente. Criada pelo rei Afonso XIII em  1926, a condecoração é concedida pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha.

A condecoração da Grande Cruz da Ordem do Mérito Civil é outorgada para premiar as virtudes cívicas dos funcionários do Estado, bem como os serviços e atividades de destaque dos cidadãos espanhóis em prol do país.

A congregação Salesiana espanhola agradeceu o gesto para com o missionário que entregou sua vida servindo a Igreja em terras estrangeiras.

O Padre César Fernández nasceu em Pozoblanco (Córdoba) em 7 de julho de 1946 e esteve em missão durante vários anos na África. 

Foi ele quem fundou em 1982 a obra dos salesianos no Togo, seu primeiro destino como missionário.

No dia 15 de fevereiro de 2019 enquanto regressava do Capítulo Provincial dos Salesianos junto com dois outros missionários africanos, jihadistas do sul de Burquina Fasso detiveram o veículo. 

O sacerdote foi levado para um bosque onde foi morto a tiros. Ele tinha 72 anos de idade, 55 anos como salesiano e 46 de sacerdócio. 

Sepultado na sua cidade natal, foram muitas as homenagens a ele dedicadas, dentre as quais a mais recente a concessão da Grande Cruz da Ordem do Mérito Civil. (FM)

Com informações de ACIPrensa.

The post Salesiano espanhol assassinado na África recebe condecoração appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias