InícioNotícias da IgrejaSanta Coroa de Espinhos retorna à Catedral de Notre-Dame

Santa Coroa de Espinhos retorna à Catedral de Notre-Dame

Published on

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a relíquia mais importante da cristandade voltou ao seu devido lugar, em um novo relicário, projetado por Sylvain Dubuisson. O retorno foi precedido por uma procissão, e a cerimônia aberta a todos.

Fotos: screenshot/ Youtube

Fotos: screenshot/ Youtube

Redação (14/12/2024 17:02, Gaudium Press) A Santa Coroa de Espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo retornou à Notre-Dame de Paris, cinco anos e meio depois de ter sido salva das chamas. Ela foi instalada na capela axial da catedral.

A França tem sua custódia desde 1239. Em 1806, essa relíquia foi confiada ao capítulo dos cônegos, até 1923, quando o arcebispo de Paris, restaurando um antigo costume, concedeu aos Cavaleiros do Santo Sepulcro a custódia das relíquias da Paixão quando elas são apresentadas para veneração. Os Cavaleiros do Santo Sepulcro atuam então como uma espécie de guarda-costas das relíquias. Assim, há sempre quatro cavaleiros presentes enquanto os fiéis rezam diante dela.

O retorno da Santa Coroa foi ansiosamente aguardado por fiéis de todo o mundo. A relíquia foi salva das chamas que devastaram Notre-Dame em 15 de abril de 2019, assim como a túnica de São Luís, que também era mantida na catedral, de acordo com seu reitor, Dom Patrick Chauvet, na noite do incêndio. Ela estava guardada em Notre-Dame, desde 1806.

coroa de espinhos1

Cerca de 2.000 fiéis se reuniram na catedral para celebrar o retorno dessa relíquia, em uma cerimônia que durou pouco mais de uma hora na tarde desta última sexta-feira, 13 de dezembro. A cerimônia contou com a presença de 30 cônegos, oito capelães da diocese de Paris e 430 damas e cavaleiros da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

coroa de espinhos2

Após a procissão, o próprio arcebispo colocou a coroa em um novo relicário moderno, projetado por Sylvain Dubuisson, na capela axial de Notre-Dame. De agora em diante, a Coroa de Espinhos será retirada do relicário e exibida toda sexta-feira, de 10 de janeiro a 18 de abril, e depois toda primeira sexta-feira do mês após essa data.

The post Santa Coroa de Espinhos retorna à Catedral de Notre-Dame appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Em 21 de janeiro de 1794, a Revolução Francesa assassinou 14 sacerdotes

 O seu crime: serem sacerdotes e terem recusado prestar juramento à Constituição Civil do...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...