InícioNotícias da IgrejaSanta Sé e Sultanato de Omã estabelecem relações diplomáticas

Santa Sé e Sultanato de Omã estabelecem relações diplomáticas

Published on

A Santa Sé e o Sultanato de Omã agora têm oficialmente relações diplomáticas, confirmado pela publicação de um comunicado nesta quinta-feira, 23 de fevereiro.

O arcebispo Gabriele Caccia e Mohammed Al Hassan, durante a cerimônia de assinatura em Nova York. Foto: Vatican News

O arcebispo Gabriele Caccia e Mohammed Al Hassan, durante a cerimônia de assinatura em Nova York. Foto: Vatican News

Redação (24/02/2023 12:05, Gaudium Press) O Vaticano e Omã, país da Península Árabe, emitiram uma declaração conjunta formalizando suas relações diplomáticas, que levará à abertura de uma nunciatura em Mascate e de uma embaixada em Omã para a Santa Sé. A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu na Missão Permanente do Sultanato de Omã junto às Nações Unidas, na cidade de Nova York.

Segundo uma nota divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, “desejosos de promover a compreensão mútua e fortalecer ainda mais a amizade e a cooperação entre a Santa Sé e Omã; convencidos de que o estabelecimento de relações diplomáticas serve aos interesses comuns da Santa Sé e de Omã; guiados pelos princípios de igualdade soberana, independência, integridade territorial e não-interferência; decidiram estabelecer, com base na Convenção de Viena sobre relações diplomáticas de 18 de abril de 1961, relações diplomáticas plenas no nível de uma Nunciatura Apostólica junto ao Sultanato de Omã e de uma Embaixada junto à Santa Sé”.

O Sultanato de Omã está localizado no extremo leste da península Arábica, faz fronteira com os Emirados Árabes Unidos, com a Arábia Saudita e com o Iêmen. Sendo uma monarquia de sistema sultanal e com uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes –  75% são muçulmanos –,  Omã faz parte do Vicariato Apostólico da Arábia do Sul, cuja sede é em Abu Dhabi, confiada ao Bispo franciscano Paolo Martinelli. Possui quatro paróquias, e doze sacerdotes exercem lá seu ministério. O comunicado esclareceu “que com o estabelecimento de relações diplomáticas plenas com a Santa Sé, a Igreja Católica de Omã, por meio de sacerdotes e religiosos, continuará a contribuir para o bem-estar social do Sultanato”.

Com este acordo, a Santa Sé mantém hoje relações diplomáticas com 184 países em todo o mundo, e somente seis países não possuem qualquer ligação com o Vaticano.

 

The post Santa Sé e Sultanato de Omã estabelecem relações diplomáticas appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Cardeais em campanha? O Papa está ciente…

Em uma reunião recente, o Cardeal Parolin fala sobre o pós-Francisco. Redação (08/05/2024 16:48, Gaudium...

Moradores devem conviver com o repicar dos sinos das igrejas

Se alguém reside próximo a uma igreja, é preciso estar ciente de que os...

“Kintsugi” e a arte do perdão divino

Em nada transparece tão claramente a onipotência de Deus quanto no ato de perdoar....

Novos recrutas da Guarda Suíça são recebidos pelo Papa Francisco

O Santo Padre agradeceu aos seus guardas pela “presença de qualidade, seu estilo gentil,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...