16.4 C
São Paulo
sábado, julho 31, 2021

Santa Verônica

12 de julho, a Igreja lembra a memória de Verônica. Ela viu a dor de Nosso Senhor Jesus Cristo e enxugou o seu Divino rosto.

Redação (12/07/2021 09:07, Gaudium Press) Verônica nasceu em Cesaréia de Filipe. Era rica e nobre. Sofreu de fluxo de sangue durante doze anos. Foi ela que, confiante, tocou na barra da vestimenta de Cristo que a curou imediatamente. Também foi ela que, com uma toalha dobrada em três partes, enxugou e limpou e Rosto do Senhor.

Como narra o Evangelho, Verônica teve coragem de ver a dor de Nosso Senhor Jesus Cristo, correu a seu encontro e, enfrentando o risco que isso constituía, teve o famoso gesto de enxugar o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em cada uma das três dobras da toalha ficou estampado a Sagrada Face de Cristo.

 O nome dela era Berenice. Contudo, ficou conhecida por Verônica, nome latino que significa: Vera – icon, verdadeira imagem.

O Véu de Verônica esteve na Basílica de São Pedro.

Como ele veio de Jerusalém para Roma?

Tibério, imperador romano, estava com uma doença gravíssima. Sabia que em Jerusalém se conservava uma efígie de Cristo e desejava vê-la para ficar curado. Enviou um familiar chamado Volusiano com ordem de trazer o Véu a Roma. No entanto, a própria Verônica foi levá-lo. Ao tocar no santo véu, Tibério recuperou a saúde. Ela e seu esposo ficaram em Roma.

Todavia, tendo de ir à França, onde morreu, deixou o santo véu com o Papa São Clemente.

Parece que mais tarde o véu foi encontrado na Igreja da Santa Face de Manopello. Bento XVI esteve neste local para vê-lo em setembro de 2016.

The post Santa Verônica appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias