8 C
São Paulo
quinta-feira, julho 29, 2021

Santuário de Lourdes torna-se oficialmente um santuário nacional

Através desta decisão, a Conferência Episcopal Francesa terá um envolvimento maior na administração do Santuário de Lourdes.

França – Lourdes (26/02/2021 13:30, Gaudium Press) O Santuário de Lourdes, até então considerado Santuário Diocesano, foi elevado à categoria de Santuário Nacional pelos Bispos da França. Apesar da decisão ter ocorrido durante uma Assembleia Plenária de 7 de novembro de 2020, ela só entrou em vigor neste mês de fevereiro de 2021.

Ainda em novembro, os Bispos franceses aprovaram, através de uma votação, os estatutos canônicos do Santuário, que foram aprovados por Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no dia 19 de janeiro. Logo depois foram publicados no boletim oficial da Conferência dos Bispos da França.

O que muda com a elevação do Santuário de Lourdes à categoria nacional?

Essa elevação de Santuário diocesano para Santuário Nacional passará desapercebida aos peregrinos, entretanto, fará diferença para a Conferência Episcopal Francesa, que terá um envolvimento maior na administração do santuário.

Existem três tipos de santuários: os Diocesanos, que estão sob a responsabilidade de um Bispo local e são administrados por uma Diocese; os Nacionais, cujos estatutos são simplesmente mencionados no Código de Direito Canônico para serem aprovados pela Conferência Episcopal; e os Internacionais, que são dirigidos por Roma.

Os grandes Santuários do mundo são Santuários nacionais

“Isso não muda a missão do Santuário que se dirige a todos e ao mundo inteiro, a dimensão internacional do Santuário permanece e permanecerá. Ao definir estes novos estatutos, trata-se de articular as dimensões local, nacional e internacional ”, explica Dom Antoine Hérouard, Bispo Auxiliar de Lille e Delegado Apostólico para o Santuário de Lourdes.

O prelado ressaltou que “os grandes Santuários do mundo são Santuários nacionais. Isso não quer dizer que sejam apenas para os habitantes locais. Procuramos acolher melhor todo mundo que vem para Lourdes. A preocupação e a organização se realizarão de maneira mais colegial por meio da Conferência dos Bispos da França ”. (EPC)

The post Santuário de Lourdes torna-se oficialmente um santuário nacional appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias