11.7 C
São Paulo
segunda-feira, junho 21, 2021

Santuário do Cristo Redentor ganhará Via Sacra

A conclusão da instalação da Via Sacra, que faz parte das ações para comemorar os 90 anos do monumento, está prevista para o final deste ano de 2021.

Rio de Janeiro (11/05/2021 10:43, Gaudium Press) Em cerimônia realizada aos pés do Cristo Redentor, a Arquidiocese do Rio de Janeiro assinou um acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção de uma Via Sacra que conduzirá até o Santuário Cristo Redentor.

Uma comitiva do Iphan realizou, no início deste mês, uma prospecção para definir o percurso que integrará a Via Sacra. Desde a assinatura do contrato, que ocorreu em fevereiro deste ano, estão sendo estudadas as trilhas e sinalizações que farão parte do caminho. A conclusão da instalação da Via Sacra está prevista para o final deste ano de 2021.

Origem da Via Sacra

A Via Sacra é uma prática devocional religiosa na qual os fiéis recordam o percurso feito por Nosso Senhor Jesus Cristo em sua caminhada até o Monte Calvário. A origem desse exercício espiritual remonta aos tempos das Cruzadas, quando os fiéis que na Terra Santa percorriam os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações da Via Sacra foi sendo definido paulatinamente, até chegar às quatorze estações, no século XVI. O Papa São João Paulo II, que acrescentou os mistérios luminosos no Santo Rosário, sugeriu que fosse acrescentada uma décima-quinta estação na Via Sacra que recordasse a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

A imagem do Cristo Redentor possui 30 metros de altura e se apoia em um pedestal octogonal de oito metros que se encontra no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca.

No ano de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2008 o Iphan tombou o monumento com a inscrição no Livro do Tombo Histórico. Já em 2012 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. (EPC)

The post Santuário do Cristo Redentor ganhará Via Sacra appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias