InícioNotícias da IgrejaSão Leonardo de Noblac

São Leonardo de Noblac

Published on

A devoção a São Leonardo de Noblac (ou Noblat), padroeiro dos prisioneiros e das mulheres em trabalho de parto, cresceu no século XI. A Igreja celebra sua memória no dia 6 de novembro.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (05/11/2023 12:11, Gaudium Press) Apesar de pouco conhecido no Brasil, São Leonardo de Noblac (ou Noblat) é um dos santos mais populares na Europa Central e objeto de uma das devoções mais antigas dos franceses.

Leonardo nasceu na Gália, na passagem do século IV para o V, de família nobre. Seus pais eram amigos de Clóvis, rei dos francos. Passados os anos, Leonardo não quis seguir a carreira militar e preferiu seguir São Remígio, bispo de Reims.

Assim como São Remígio, também São Leonardo obteve do rei o privilégio, destinado somente aos bispos, de visitar os prisioneiros e de libertar todos aqueles que considerava dignos dessa graça.

O rei quis ainda conceder-lhe a dignidade episcopal, como era costume na época. Mas ele preferiu deixar a corte para se juntar a São Maximino, primeiro abade do mosteiro beneditino de Micy, na margem sul do Rio Loire, perto de Orléans. Ordenado sacerdote, viveu o Evangelho, deu exemplo de vida de santidade e, com isso, converteu muitos pagãos à fé cristã. Algum tempo depois, São Leonardo Noblac, sempre em busca de maior recolhimento e proximidade com Deus, foi para as proximidades de Limoges, na floresta de Pauvain, para estabelecer seu eremitério.

No entanto, seu recolhimento foi interrompido com a chegada do rei Clóvis, que caçava junto com outros nobres, acompanhado da rainha Santa Clotilde, então grávida. Precisamente nesta ocasião a soberana foi surpreendida pelas dores do parto. Aflito, o rei buscou auxílio junto a São Leonardo, que, por meio de suas orações, intercedeu e salvou a rainha e seu filho. O rei queria agradecê-lo com presentes, mas Leonardo só aceitou o território da floresta que seu burro conseguiu demarcar em 24 horas. Ele denominou essa área de Nobiliacum, que depois se tornou “Noblat” para marcar a origem real desse presente.

São Leonardo construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora e São Remígio: Notre Dame de Sous les Arbres. Ele acolheu dois monges e, milagrosamente, fez brotar uma fonte. Gradualmente, prisioneiros libertados por sua intercessão e outras pessoas se juntaram a ele. Ele compartilhou sua propriedade com eles para que pudessem viver de seu trabalho e não de “aventura e desordem”, e lhes ensinou o Evangelho.

Ele morreu em 6 de novembro de 545, e foi enterrado na capela que havia construído. Seu túmulo logo se tornou um local de peregrinação, dando origem à cidade de Saint-Léonard-de-Noblat.

Em honra de São Leonardo de Noblac foram erigidas mais de seiscentas igrejas e capelas e sua fama se estendeu pelos séculos seguintes, especialmente na época das cruzadas. Entre seus devotos, sobressaiu o príncipe Boemundo de Antioquia, que prisioneiro dos infiéis no ano 1100, atribuiu a sua libertação em 1103 ao santo. Voltando à Europa, doou ao santuário de São Leonardo de Noblac, como voto, uma corrente de prata, parecida com aquela que o tinham amarrado na prisão. Ricardo Coração de Leão honrou o local com suas orações após seu retorno do cativeiro na Áustria.

O culto a São Leonardo, padroeiro dos prisioneiros e das mulheres em trabalho de parto, cresceu no século XI.

Peçamos a São Leonardo de Noblac que obtenha de Deus a liberdade para tantas almas cativas do pecado em nossos dias.

Cf. SGARBOSSA, Mario; GIOVANNINI, Luigi. Um santo para cada dia. 6.ed. São Paulo: Paulus, 2005, p. 356.

The post São Leonardo de Noblac appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sexta-feira da 1ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor descerá com...

São Nicolau – bispo

De são Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos grande número de...

Nicarágua expulsa todas as religiosas do país

As organizações sem fins lucrativos das religiosas foram canceladas. Todas as suas propriedades serão...

50 chefes de Estado na reabertura da Notre-Dame: só faltará o Papa

Muitos questionam não tanto a presença de um presidente, mas a ausência do chefe...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...