17.4 C
São Paulo
terça-feira, outubro 26, 2021

São Marcos, Evangelista

São Marcos não foi um dos doze apóstolos, mas discípulo destes, em especial, São Pedro.

Redação (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) Neste dia 25 de Abril comemoramos a Festa do Evangelista São Marcos, sublime e modesto pregador que convertido através do apostolado de São Pedro passou a servir de secretário do Primeiro Papa da Igreja.

Em uma das inúmeras viagens a Roma, empreendidas por ambos os santos, Marcos encantou e entusiasmou a toda a multidão com suas magnificas e arrebatadoras pregações o que levou a todo o povo a pedir que este escrevesse seu evangelho, a fim de perpetuar os marcantes fatos da vida do Divino Salvador que o evangelista havia ouvido dos lábios do Apóstolo Pedro.

Assim se deu! Com seus ensinamentos e ardor apostólico converteu incontável número de gentios, principalmente nas regiões de Aquiléia, Alexandria e na Pentápole.

O Divino Mestre o Consolou

Após incansável trabalho, ao chegar a Alexandria, alguns sacerdotes dos templos pagãos, cheios de fúria pela quantidade de pessoas que se convertiam ao Cristianismo pelas mãos do evangelista, o surpreenderam enquanto celebrava sua Missa Pascal e amarrando uma corda ao seu pescoço o arrastaram por toda a cidade, após esta tortura foi levado ao cárcere onde recebeu a visita do Divino Mestre que o consolou e lhe comunicou que sua hora havia chegado.

Na manhã seguinte repetiram o atroz suplício durante o qual, em meio às dores e ferimentos, entregou sua alma a Deus.

A Natureza Protesta

Após sua morte uma horda de pagãos queria queimar seu corpo, mas de repente o tempo se fez turvo e toda a natureza como que protesta diante de tão criminoso ato e inicia-se uma feroz tempestade com granizo, raios e relâmpagos que dispersa o maléfico conjunto deixando o corpo intacto.

Assim os cristãos puderam recolher o corpo do santo mártir e o sepultar em uma igreja onde pudessem render-lhe o devido culto.

Mais tarde suas relíquias foram transferidas para a catedral que leva seu nome em Veneza e ali permanece para a veneração dos fiéis que devotamente, por intercessão do santo, pedem graças, sendo muitas vezes atendidos com inúmeros benefícios e estupendos milagres. (JSG)

……………………………………………….

Fontes:
EDELVIVES, El Santo de Cada Dia, Editorial Luis Vives, S.A., Saragoça, 1947, tomo II, p. 566.
HEMENWAY, Priya, O pequeno Livro dos Santos, Pensamento; p. 54
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNINI, Luigi; Un Santo para cada dia, Sociedad de San Pablo, Bogotá, 2007.

 

 

The post São Marcos, Evangelista appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias