InícioNotícias da IgrejaSão Timóteo e São Tito

São Timóteo e São Tito

Published on

Ambos foram ordenados bispos. Um era judeu, o discípulo amado do Apóstolo; o outro nasceu pagão e foi convertido por São Paulo.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (25/01/2024 19:45, Gaudium Press) No dia seguinte à celebração da conversão do Apóstolo Paulo, a Igreja lembra de São Timóteo e São Tito, seus discípulos.

São Timóteo, o discípulo amado do apóstolo Paulo, nasceu em Listra, na Licaônia. Sua boa índole levou São Paulo a escolhê-lo como companheiro para substituir Barnabé.

Sendo filho de uma judia, ele foi circuncidado a pedido de Paulo, a fim de facilitar sua missão entre os judeus. Lembremos que foi o próprio São Paulo quem confrontou São Pedro sobre não colocar pesados fardos da Antiga Lei sobre os cristãos vindos dos gentios. Mas, neste gesto, vê-se a prudência do Apóstolo, como assinalado por Crisóstomo. Elogia-se também a obediência de São Timóteo, que acatou a ordem sem objeções.

Quando uma comunidade cristã enfrentava dificuldades, era frequentemente São Timóteo a pessoa que o Apóstolo enviava para encorajá-la.

Timóteo foi nomeado bispo por Paulo e, ao que parece, foi responsável por todas as comunidades cristãs na Ásia. Várias fontes indicam que São Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso, antes da chegada de São João.

Em sua segunda carta a Timóteo, de Roma, São Paulo pede que ele vá vê-lo antes de sua morte. Nesta carta, vemos o grande carinho de São Paulo por seu discípulo.

Alguns acreditam que São Timóteo foi martirizado devido à sua oposição às práticas pagãs de origem satânica. Existem evidências da existência de suas relíquias, as quais foram levadas para Constantinopla durante o reinado de Constâncio.

São Tito

O local de nascimento de São Tito é desconhecido. Sabe-se que ele era de origem pagã, e aparentemente ele foi convertido pelo próprio apóstolo Paulo, que o chamava de seu “filho em Cristo”.

São Paulo o empregou como seu secretário pessoal, elogiando o seu zelo por seus irmãos e exaltando as suas virtudes.

Acompanhou São Paulo ao Concílio de Jerusalém, onde se debateu a questão da imposição dos ritos da Lei Mosaica aos pagãos convertidos, resultando na vitória do critério do Apóstolo dos Gentios.

Embora tenha permitido a circuncisão de Timóteo, São Paulo não consentiu que o mesmo fosse feito com Tito, deixando claro que as cerimônias prescritas pela Lei Mosaica haviam sido abolidas pela lei da graça de Jesus Cristo.

Foi o embaixador de São Paulo para resolver as disputas na Igreja de Corinto.

Acompanhou São Paulo para a evangelização na ilha de Creta, mas São Paulo foi requisitado para uma outra missão. Assim, ordenou Tito como bispo e o encarregou de continuar seu trabalho apostólico. No entanto, em outra ocasião, ao necessitar de seus serviços em outro lugar, São Paulo tirou-o de lá e enviou um substituto. Tito foi mais um dos santos mais flexíveis na expansão do Reino de Cristo, sob a orientação do grande São Paulo.

Na Carta pastoral a Tito, São Paulo instruiu-o a ordenar sacerdotes para todas as cidades da ilha, dava conselhos para o cuidado do rebanho e resumiu as qualidades que um bispo deveria possuir.

Depois de viver na Dalmácia, São Tito retornou a Creta, e após uma vida santa, morreu em idade avançada. São Tito é considerado o primeiro bispo dessa diocese.

Com informações El Testigo Fiel

The post São Timóteo e São Tito appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...