InícioNotícias da IgrejaSermões inéditos de Bento XVI serão publicados em 2024

Sermões inéditos de Bento XVI serão publicados em 2024

Published on

Vaticano está preparando a publicação de uma coleção póstuma de sermões inéditos de Bento XVI pela editora do Vaticano, LEV

Papa Bento XVI

Redação (27/12/2023 15:50, Gaudium Press) O Vaticano está preparando a publicação de uma coleção inédita de sermões de Bento XVI pela editora do Vaticano, LEV. As homilias do falecido Pontífice foram proferidas em sua residência no mosteiro “Mater Ecclesiae” nos jardins do Vaticano, após sua renúncia como Papa em 2013.

Mais de cento e trinta sermões dominicais, abrangendo os principais ciclos festivos da Liturgia entre os anos de 2013 e 2017, foram gravados sem que Bento XVI tivesse conhecimento, conforme relatou o jornal alemão Welt Am Sonntag. Após a gravação, as homilias eram retranscritas. Esses registros, que agora se tornarão públicos, oferecem uma visão íntima da espiritualidade de Bento XVI.

O Papa emérito, Bento XVI, proferiu os sermões em italiano na capela de sua residência, para um público bastante reduzido, composto por suas quatro governantas (mulheres consagradas da Memores Domini), seu secretário particular, o Arcebispo Gänswein, e alguns convidados.

Bento XVI 4 250x139 1

Cerca de 30 sermões foram gravados quando Bento XVI ainda estava no pontificado. Segundo as governantas e o secretário pessoal, o Papa emérito não tinha conhecimento de que os sermões eram gravados. A importância das gravações se destaca pelo fato de que outros documentos privados foram destruídos logo após sua morte, como cartas pessoais.

Padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Joseph Ratzinger do Vaticano, uma das responsáveis pela publicação do material inédito, afirmou que o conjunto dos sermões “é um serviço espiritual que Bento XVI ainda pode nos oferecer” e disse ainda que “quem deseja experimentar a espiritualidade de Joseph Ratzinger apreciará os sermões”.

Padre Federico Lombardi ressaltou a importância desses textos, afirmando que oferecem uma visão profunda da espiritualidade de Bento XVI. Essa coleção não apenas é teologicamente valiosa, mas também testemunha o legado duradouro do Papa alemão.

O jornal alemão Welt Am Sonntag foi autorizado a publicar na noite de Natal um dos sermões inéditos. Trata-se de uma homilia do quarto domingo do Advento, na qual o Papa Bento XVI fala sobre a figura de São José e das virtudes da justiça e da obediência do Santo Patriarca. (FM)

The post Sermões inéditos de Bento XVI serão publicados em 2024 appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Papa Francisco faz duas nomeações para o Dicastério para a Comunicação

Foram nomeados um novo vice-diretor da Direção para Assuntos Gerais e um novo vice-diretor...

50 mil jovens participarão da 13ª Peregrinação Internacional de Acólitos em Roma

Destacam-se na programação a oração vespertina com o Papa Francisco e o encontro internacional...

Jesuítas abrem noviciado em Bangladesh

Ao permitir que os noviços preservem a sua formação inicial na cultura e nas...

O Papa às crianças da Colônia de Férias no Vaticano: “Façam a paz, é a coisa mais linda”

     O Papa Francisco visita a Colônia de Férias no Vaticano (Vatican Media) Francisco,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...